Vazios de concretagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema FIEB - SENAI
Curso Técnico em Edificações
Professor: Carlos Bomfim
Disciplina: Tecnologia da Construção de Estruturas de Concreto maio/2011
Aluno: Adriano dos Santos

Texto 002Vazios de Concretagem

Os vazios de Concretagem popularmente chamado de bicheiras, mais que um problema estético podem gerar danos estruturais prejudicado a qualidade e durabilidade das estruturasem concreto. Os vazios ocorrem muitas vezes por erros no momento da concretagem, mas erros a partir do projeto estrutural podem ocorrer. Pois havendo mau dimensionamentos das ferragens, essas podemimpedir que a passagem dos brita permitindo só a passagem da nata de cimento ou em outros casos o tamanho do agregado pode ser maior que os espaçamentos das ferragens.
Na intenção de evitar asbicheiras o projeto de toda estrutura deve considerar critérios de que vão desde da dimensão do agregados há o espaçamento entre as ferragens, além disso o etapas de dosagem, lançamento e adensamentosdevem ser a adequados para a estrutura e o concreto utilizado. Pois a forma como o procedimento vier ocorrer poderá propiciar o surgimento de patologias, como no adensamento por vibração o excessopoderá provocar a separação dos materiais devendo ser estipulados à freqüência e o tempo de adensamento.
A forma é um dos elementos se bem adequado ajudará a evitar as bicheiras, pois suacapacidade de estancar impede a passagem da nata de cimento. Outra recomendação é o lançamento correto do concreto no ato da concretagem, que nunca deve ocorrer a alturas superiores a 3m, pois acima dessaaltura quando lançado o concreto, a brita chegará primeira ao objetivo e ficará depositada no fundo da forma. Um outro ponto importante é o enchimento de pilares maiores que 1,5m, nesses casos aconcretagem deve ocorrer por bomba ou com auxilio de tromba de elefante ou funil. Quando o local de lançamento é muito ruim o concreto deve ter um índice de slump alto ou utilizar concreto auto-adensável...
tracking img