Vatel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Vatel: um banquete para o rei” se passa na França , na época do Antigo Regime. A sociedade francesa era caracterizada por a sua divisão estamental. Nesse tipo de sociedade, aqueles quenascessem nos estamentos mais baixos estariam condenados à neles permanecerem, uma vez que não havia a possibilidade de ascensão social.
No extravagante jogo da corte, todos são dependentes de dinheiro,de seu estilo de vida e da fama. Mas estas riquezas têm um preço e, se você escolher entrar no jogo, descobrirá que é mais um escravo de suas regras.
No filme esta sociedade se apresentava da seguinteforma:
Rei: O rei Luís XIV tinha o poder absoluto sobre seu reino. Inteligente, astuto, além de tudo sedutor e consciente de como atraía as mulheres. Não por ser o rei, mas porque era brilhante etambém, até certo ponto, frio e difícil de aproximar.
Príncipe: O Príncipe de Condé está passando por problemas financeiros e planeja uma solução para fazer com que toda a província fique livre dasdívidas. Ele decide convidar o rei Luís XIV e toda a corte de Versailles para passar um final de semana festivo em seu palácio repleto de entretenimento e saborosas iguarias culinárias. Se conseguir asimpatia e a amizade de sua majestade, o nobre receberá auxílio e trará a prosperidade para toda a região.
Marquês: Braço direito do rei Luís XIV, grande feitor das tramas políticas envolvendo Vatel.Anne: Uma mulher moderna. Anne fica dividida entre suas necessidades como uma mulher que quer e deseja sentir-se amada e seu intenso desejo de sobrevivência em uma corte hierárquica. Como membro dacorte, ela aprendeu a obedecer a suas regras. Ao conhecer Vatel, percebe que existe outra maneira de se ver as coisas, uma visão diferente de mundo, que ela poderia ter. Quando você vê a situação dasmulheres na corte de Luís XIV, é tudo muito violento. Existe uma hierarquia de poder entre as amantes, as cortesãs, antigas amantes, etc. Como amante do rei, ela não é nem uma esposa nem um simples...
tracking img