VASCONSELOS CAP1

432 palavras 2 páginas
1) Como os recursos não são abundantes, as organizações econômicas ou regimes políticos necessitam fazer escolhas em como alocar estes recursos. Por exemplo, escolher o que e quanto produzir, como optar entre produzir mais bens de capital ou de consumo. Como produzir, escolhendo quais métodos de produção utilizar, como capital-intensivos, mão de obra-intensivos ou terra-intensivos. E para quem produzir, escolhendo quais setores serão beneficiados por esta produção, a distribuição da renda gerada pela produção.
2) As principais diferenças entre a economia de mercado e a economia centralizada são :
- Na economia de mercado, os meios de produção (máquinas, edifícios,residências,terra, entidades financeiras, matérias-primas) são de propriedade privada, enquanto que na economia centralizada, são de propriedade pública. -Na economia de mercado, os problemas econômicos fundamentais ( o que e quanto, como e para quem produzir) são resolvidos pelo mercado, enquanto que na economia centralizada são resolvidos por um órgão central de planejamento.
3) A curva de possibilidades ou de transformação mostra as alternativas de produção da sociedade, supondo que os recursos estão sendo plenamente empregados. É a fronteira máxima que a economia pode produzir, dados os recursos produtivos limitados e a tecnologia. Este conceito permite ilustrar a necessidade da sociedade fazer escolhas entre alternativas de produção.
4) A curva de produção é decrescente e côncava para cima em relação à origem. Ela é decrescente em virtude do sacrifício que tem que ser feito ao optar-se pela produção de um bem quando os recursos estão plenamente empregados ( o aumento na produção de um bem, implica na diminuição na produção de outro). A
CPP é côncava em relação à origem em virtude da Lei dos custos crescentes (ou
Lei dos rendimentos decrescentes), onde os custos de produção são crescentes em função do investimento, pois à medida da prioridade na produção de um bem, maior o

Relacionados