Vasco - wikpedia

21621 palavras 87 páginas
Club de Regatas Vasco da Gama Com C • O M é uma agremiação sócio-poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Foi fundado em 21 de Agosto de 1898 por um grupo de remadores que, inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498, batizaram a nova agremiação com o nome do heróico português que alcançara tal feito, o navegador Vasco da Gama.

O Vasco teve a ideia de ser um clube mais democrático, usando o preto, o branco e o vermelho na cruz. São cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que o clube lutou contra preconceitos raciais e sociais nos anos 20). É muito forte o aspecto religioso da cruz, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira[3]."

A religiosidade é tão presente no Vasco, que o mesmo é o único time grande do Brasil que possui uma Capela dentro de seu próprio estádio (precisamente atrás do gol à direita da tribuna de honra, está localizada a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, que é a padroeira da agremiação[4]).

Apesar de ter sido fundado como um "Clube de Regatas", consagrando-se no Remo um dos maiores campeões do país[5], o Vasco da Gama ainda abrange outros esportes nas modalidades feminina e masculina, como atletismo, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, jiu-jitsu, bodyboard, dentre outros, tendo como esporte mais tradicional atualmente, o futebol.

É o único clube do futebol carioca bicampeão Intercontinental, respectivamente nos anos de 1953[6] e de 1957[7][8] (sendo neste ultimo, o primeiro clube brasileiro a derrotar um clube Europeu em uma final) e bicampeão da América em 1948 (Campeonato Sul-Americano de Campeões, neste, reconhecido pela CONMEBOL como o primeiro clube campeão da América[9][10][11]) e em 1998 (Copa Libertadores da América, conquistada no ano do centenário). Conquistou ainda quatro campeonatos brasileiros em 1974, 1989, 1997 e 2000, vinte e dois campeonatos estaduais e diversos

Relacionados

  • Pcns de arte e a lei 11.769/2008.
    3275 palavras | 14 páginas
  • O portfólio como instrumento de avaliação na educação infantil
    9599 palavras | 39 páginas
  • APOSTILA CURSO CIPA
    11551 palavras | 47 páginas