Varios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 125 (31162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Porquinhos da Índia

Guia de Informações e Cuidados Para Donos
por Regiane Bagni

Este livro é um guia de informações e cuidados para os donos de porquinhos da índia. Há algum tempo, juntamente com outros donos, venho buscando informações importantes sobre a criação de porquinhos da índia, suas características e necessidades. Ao passo que os porquinhos da índia vêm se tornando cada vez maispopulares, notamos que no Brasil ainda há pouca informação publicada a respeito destes animais incríveis. Reúno neste livro informações coletadas de fontes diversas, como matérias publicadas em sites e livros, bem como informações fornecidas por criadores experientes. Espero que apreciem. Que seu porquinho da índia tenha uma vida longa e feliz!

Capa: Filhotes do Caviário Mauli Cui

Todas asfotos constantes neste livro foram cedidas pelos proprietários. A reprodução delas para outros fins é proibida, a não ser que haja consentimento dos mesmos. O conteúdo integral deste livro é livre para divulgação impressa ou virtual, desde que não haja fins lucrativos. O uso de informações parciais ou figuras ilustrativas constantes deste livro só pode ser feito mediante citação da origem e dadivulgação do site www.panqueca.webnode.com.br.

Este livro é dedicado à minha primeira porquinha da índia, Panqueca, que me fez amar esses animais incríveis. Aos caviários Cidade dos Porquinhos e Mauli Cui, cujas criadoras me ajudaram muito com seu conhecimento. Admiro muito o trabalho de vocês, feito sempre com muito amor! Aos membros da comunidade do Orkut “Eu amo meu Porquinho da India”, quezelam juntos pelo melhor cuidado aos nossos porquinhos. Ao meu marido, Wilson Bagni Júnior, que teve toda paciência do mundo ao me deixar gastar horas buscando informações pelo computador.

Página 1

ÍNDICE
1. O que é um porquinho da índia? – Pág. 03
Conheça melhor o porquinho da índia e suas origens, e veja se ele é o melhor bichinho de estimação pra você.

2. Comportamento – Pág. 08
Comosão os porquinhos da índia? O que significam os variados sons que eles emitem? Entenda o que seu porquinho quer lhe dizer.

3. Raças e Marcações de Cores – Pág. 11
Pêlos longos ou curtos, lisos ou crespos, de muitas cores... Conheça as diversas raças e marcações de cores.

4. Alimentação – Pág. 18
O que seu porquinho deve ou não comer? Em que quantidade?

5. Alojamento – Pág. 25
Gaiola?Cercadinho? Que tipo e tamanho de alojamento você deve dar ao seu bichinho de estimação?

6. Higiene – Pág. 33
Banho, escovação, cuidados com as unhas... aprenda como cuidar bem do seu porquinho da índia.

7. Sexagem – Pág. 36
Macho ou fêmea? Aprenda a distinguir.

8. Reprodução – Pág. 39
Informações importantes sobre cruzamento, gestação e pós-parto.

9. Guia de Saúde – Pág. 46
O queé normal? Quando se preocupar? Inclui Guia Médico de Emergência, com os sinais e sintomas comuns das principais doenças.

Página 2

CAPÍTULO 1 – O que é um porquinho da índia?

P

orquinhos da Índia são pequenos mamíferos roedores. São animais muito sociáveis que vivem em pequenos grupos. Na natureza são caçados por predadores, portanto de início mostram-se ressabiados e tímidos, muitasvezes fugindo ao contato. Porém, são animais muito dóceis, que se adaptam bem ao cativeiro, tendo uma expectativa de vida de 4 a 8 anos. Quando adultos, os machos medem cerca de 25 cm e pesam de 900 a 1200 gramas, enquanto as fêmeas costumam ser menores e mais leves, tendo em média 20 cm e pesando de 700 a 900 gramas. Classificam-se da seguinte forma: • Reino: Animalia • Filo: Chordata • Classe:Mammalia • Ordem: Rodentia (Roedores) • Sub-ordem: Caviomorpha (Porquinhos da Índia e afins) • Família : Caviidae (Porquinho da Índia) • Sub-família: Caviinae (Porquinho da Índia silvestre) • Gênero : Cavia • Espécie: Cavia aperea tschudii (Porquinho da Índia silvestre) Cavia aperea f. porcellus (Porquinho da Índia doméstico)

Qual a diferença entre o porquinho da índia selvagem e o doméstico?...
tracking img