Varios rostos da infância

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-FILOSÓFICA DO CONCEITO DE INFÂNCIA

Os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de educação

RESUMO

Este artigo busca entender o processo de desenvolvimento infantil baseando-se nos fundamentos filosóficos da educação e nos diversos rostos da infância.Assim, o artigo filia-se a uma nova ênfase da antropologia contemporânea, aquela que recupera osestudos sobre a infância em outras sociedades a partir de concepções de Pessoa e da participação ativa da criança em sua própria inserção na vida social, recusando a visão da socialização como meio de incurtir em “imaturos”, que imitam e miniaturizam a vida adulta, valores e comportamentos socialmente aceitos
Palavras-Chave: conceito de infância, socialização, aprendizado, transmissão deconhecimentos


1. INTRODUÇÃO
Neste artigo, propõe-se refletir sobre os fundamentos históricos-filosóficos da educação e conceito de infância.
Os diversos rostos da infância e sua respectivas formas de educação.
Analisar criticamente que os últimos anos troxeram um fenômeno intrigante: “ a garotinha sexy”, que é uma figura bastante familiar no cenário da mídia contemporânea, a ninfeta com rosto decriança e algumas curvas voluptuosos que posa de modo provocativo em capas de revistas para adolescentes. Ela tem sido celebrada e duramente criticada e serve como ponto de partida para debates acalorados sobre gênero, sexualidade, definições de infância e critérios para padrões sociais e aceitabilidade.
O sexo e a sexualidade são coisas normais, naturais e maravilhosas. Ao mesmo tempo é importantereconhecer a infância como um período de aprendizado e de crescimento e admitir que adultos afetuosos tem a responsabilidade de orientar as crianças para que tenham uma vida adulta saudável, plena de realizações e capacidades.

Pequena Miss Sunshine e Lolita
Unhas pintadas, batom, roupas que os adultos usam, estes são alguns dos acessórios das meninas que ainda estão entrando na fase dapré-adolescência, e se enquadram no perfil Lolita. Aclamadas pela mídia por meio de videoclipes e ensaios fotográficos, estimuladas pelo comércio, aprovadas por boa parte da sociedade, elas deixam de vivenciar uma fase importante da vida para entregar-se a iniciação da sedução, da provocação, “ do tornar-se objeto”.Tudo isso sem nem ter ainda consciência de estar atraíndo para si olhares masculinos comestímulos sexuais.
A Lolita, uma personagem de nuances, cuja sexualidade é complexa, como muitas adolescentes ela é sexualmente curiosa mas não tem nenhum controle sobre seu relacionamento com Humbert, um adulto e abusivo e manipulador. Lolita é um arquétipo de uma categoria especial de garota, que seduz sem ter consciência disso que usa seu charme de modo não deliberado.
Lolita excita justamentepor estar na pré – adolescência e descobrindo a própria sexualidade, o que acaba por conseqüência despertando o interesse do padrasto. O professor Humbert e Lolita, após a morte da mãe da garota tem relações sexuais à noite, mas durante o dia ousam de pai e filha. O que faz alusão com pedofilia que acontecem em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento do Oriente Médio em que garotassão obrigadas a se prostituir e a repetir a cada novo cliente: “ estive procurando por você papai”.
É importante que os adultos levem a sério esse efeito: não para patrulhar ou condenar as garotas, mas para trabalhar em conjunto para ajudá-las a formar uma perspectiva crítica e esclarecida sobre a sexualidade e suas representações, de modo que elas possam fazer escolhas responsáveis em sua vidasexual.
O filme Pequena Miss Sunshine (2006) onde a pequena Olive, uma menina de 7 anos com trejeitos, corpo, roupas e voz de criança de sua idade, sonha em se tornar uma Miss Sunshine. Tudo isso pode parecer reduntante – criança co trejeitos de criança mas não é, principalmente depois ver as concorrentes da Olive. O embaraçoso final do filme chama atenção para um fato absurdamente comum:...
tracking img