Variedades linguisticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VARIEDADES LINGUISTICAS
Empregada por tão grande quantidade de indivíduos, em situações tão diferentes e a todo momento, é de se esperar que a língua não se apresente estática. Ou seja,condicio¬nantes sociais, regionais e as diversas situações em que se realiza determinam a ocorrência de variações em uma língua.

Costuma-se subordinar o estudo das variedades linguísticas a dois amplos campos:1.     Variedades geográficas
    Falares regionais ou dialetos
    Linguagem urbana x linguagem rural.

2. Variedades socioculturais
    Variedades devidas ao falante
    - Dialetos sociais    - Grau de escolaridade, profissão, idade, sexo etc.

LÍNGUA FORMAL E LINGUA INFORMAL

Às vezes, mesmo sem perceber, nós também falamos de maneira diferente em determinadas situações. Porexemplo, quando falamos em público ou quando conversamos com pessoas mais instruídas do que nós, ou ainda com pessoas que ocupam cargo ou posição elevada, passamos a empregar a língua formal, isto é, ummodo mais cuidadoso de falar. Nesse caso, evitamos tanto gírias e expressões grosseiras quanto palavras e expressões que demonstrem muita intimidade com o interlocutor, como fofinha, safado, pracaramba, dia de cão, é um saco!, etc. Se, entretanto, temos familiaridade com a pessoa com quem falamos, podemos empregar a língua informal, pois nosso interlocutor não se chocará com essa variedade.
NORMACULTA E LINGUA PADRÃO
Para os lingüistas, a língua-padrão se estriba nas normas e convenções agregadas num corpo chamado de gramática tradicional e que tem a veleidade de servir de modelo decorreção para toda e qualquer forma de expressão lingüística.
Querer que todos falem e escrevam da mesma forma e de acordo com padrões gramaticais rígidos é esquecer-se que não pode haver homogeneidadequando o mundo real apresenta uma heterogeneidade de comportamentos lingüísticos, todos igualmente corretos [não se pode associar “correto” somente a culto].
Em suma: há uma realidade heterogênea...
tracking img