Variedade linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Variedade\Variação Linguistica
* O que é variedade lingüística?
A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressarsentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social.

E dentre osfatores que a ela se relacionam destacam-se os níveis da fala, que são basicamente dois: O nível de formalidade e o de informalidade. 

O padrão formal está diretamente ligado àlinguagem escrita, restringindo-se às normas gramaticais de um modo geral. Razão pela qual nunca escrevemos da mesma maneira que falamos. Este fator foi determinante para a que a mesmapudesse exercer total soberania sobre as demais. 

Quanto ao nível informal, este por sua vez representa o estilo considerado “de menor prestígio”, e isto tem gerado controvérsiasentre os estudos da língua, uma vez que para a sociedade, aquela pessoa que fala ou escreve de maneira errônea é considerada “inculta”, tornando-se desta forma um estigma. 

Compondoo quadro do padrão informal da linguagem, estão as chamadasvariedades linguísticas, as quais representam as variações de acordo com ascondições sociais, culturais, regionais ehistóricas em que é utilizada.
* No Brasil a palavra conhecida por nós (paulistas) como mandioca, em outros locais do país e denominada como macaxeira ou aipim.
* Rotatória (SãoPaulo), Rótula (Rio Grande do Sul)
* Não só no modo de existirem palavras de mesmo significado, mas também há diferenças em pronuncia, como por exemplo nos estados nordestinos quepossuem as primeiras vogais assentuadas “Jésus”, “Pérnambuco”, e que em outros estados já não é utilizado

FONTE: http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm
tracking img