Variedade linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A alfabetização é um fenômeno de múltiplas facetas, envolvendo aspectos como a
natureza representacional do sistema da escrita (FERREIRO, 1986).
A variação de uma língua é o modo pelo qual ela sediferencia, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sócio-cultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.

Todas as variedades linguísticassão adequadas, desde que cumpram com eficiência o papel fundamental de uma língua – o de permitir a interação verbal entre as pessoas, isto é, a comunicação

Desde tenra idade, entramos em contatocom a linguagem verbal, imitando-a, apropriando-nos de suas propriedades essenciais. Paulatinamente, tornamo-nos confidentes da língua, que nos revela os seus mais íntimos segredos.
Apesar disso, umadessas variedades, a norma culta ou norma padrão, tem maior prestígio social. É a variedade lingüística ensinada na escola, contida na maior parte dos livros e revistas e também em textos científicose didáticos, em alguns programas de televisão, etc.[5] As demais variedades, como a regional, a gíria ou calão, o jargão de grupos ou profissões (a linguagem dos policiais, dos jogadores de futebol,dos metaleiros, dos surfistas), são chamadas genericamente de dialeto popular ou linguagem populAs variações de registro ocorrem de acordo com o grau de formalismo existente na situação decomunicação; com o modo de expressão, isto é, se se trata de um registro formal ou escrito; com a sintonia entre interlocutores, que envolve aspectos como graus de cortesia, deferência, tecnicidade (domínio de umvocabulário específico de algum campo científico, por exemplo).

ar

As pessoas, contudo, utilizam formas distintas da mesma língua. A estas mudanças no uso da língua, explicadas devido uma redeintereligada de informações, que determinam a escolha de um determinado modo – tais como: região em que se vive, faixa etária distinta, grupos sociais diferentes, etc. … – chamamos VARIEDADE...
tracking img