Variação Linguística em Oxforshire: Análise de "The Vicar of Dibley"

2342 palavras 10 páginas
Variação Linguística em Oxforshire: Análise de "The Vicar of Dibley"
História da Língua Inglesa
C.M
Este trabalho propõe-se a analisar e avaliar o registo pessoal de cada personagem que podemos encontrar dentro da esfera cómica da sitcom britânica “The Vicar of Dibley”.
Ora, esta série criada por Richard Curtis e transmitida pela BBC entre 1994 e 2007 (com a saída de um Comic Relief em 2013), demonstra um lado extremamente importante nas relações de cada uma das personagens que se apresentam dentro de um núcleo de carácter social e até religioso. Apesar de ser uma série ficcional, representa uma realidade dentro da Church of England. Pois, antes de 1992 era impensável que uma mulher pudesse fazer parte dos postos do clero. Mas verificou-se importante introduzir o sexo feminino neste mono universo devido à falta de seres do sexo masculino para a elaboração deste papel. Efectuaram-se mudanças clericais e aprovou-se a ordenação de mulheres a realizar o papel de vigário. As mulheres agora possuem um papel que em religião alguma jamais se pensou existir, um papel que as coloca em equilíbrio com qualquer homem poderoso dentro do círculo religioso.
O programa deteve grandes audiências, arrecadando alguns prémios de comédia. E, principalmente, ajudando na mudança de mentalidades que se opunham à ideia de uma mulher poder fazer aquilo descrito como “trabalho de homem”. Porém é o seu carácter tão ligado à realidade que, apresentado nos inícios dos anos 90 que mais seguidores e amantes, conseguiu atrair. E assim a vigaria do amor, entrou nas nossas casas e nas nossas vidas mudando não só a sua aldeia mas todo o mundo à sua volta.
Pretendo analisar Dibley e assim poder atribuir uma relação com o ambiente que o rodeia. A forma de socialização, as atitudes, e até a construção de algumas personagens que considero importantes. Creio que seja necessário avaliar e de certo

modo julgar estas importantes relações socioculturais demonstradas. Mas dando primazia

Relacionados