VARIAS ABORDAGENS DA CONTABILIDADE

612 palavras 3 páginas
ABORDAGENS DA CONTABILIDADE
DAS VÁRIAS ABORDAGENS DA CONTABILIDADE

A teoria contábil pode ser encarada sob várias abordagens (ênfase). É improvável, todavia, que possamos utilizar apenas uma delas para definir todo o modelo contábil. A discussão é baseada nos conceitos de Hendriksen.

A ABORDAGEM ÉTICA

A contabilidade deveria apresentar-se como justa e não enviesada para todos os interessados. Deveria repousar nas noções de verdade e “fairness”. Ao mesmo tempo em que todos concordam que a Contabilidade deveria ser “verdadeira”, “justa” e não “enviesada”, é muito difícil, como afirma Hendriksen, definir, objetivamente, o que vem a ser “justo”, verdadeiro” ou “não enviesado”.
CUSTO HISTÓRICO, BUSCA DE MELHORIAS

A ABORDAGEM ÉTICA

As informações contábeis deveriam ser feitas “sob medida”, de forma que os usuários reagissem para tomar a decisão correta. Esta abordagem atinge os campos da Psicologia, da Sociologia e da
Economia. É dada ênfase à forma pela qual os relatórios contábeis são utilizados mais do que ao desenvolvimento lógico dos demonstrativos.
PROCEDIMENTOS EMPÍRICOS VS REGRAS

A ABORDAGEM MACROECONÔMICA

Esta abordagem é semelhante à teoria do comportamento, porém fixa-se em objetivos econômicos definidos. Utiliza-se do approach da teoria do comportamento para atingir determinados fins macroeconômicos. Por exemplo, durante períodos de recessão, os relatórios contábeis poderiam ser elaborados obedecendo a um conjunto de princípios que favorecessem uma retomada do processo econômico, por meio da distribuição de mais dividendos ou de maiores gastos de capital.

A ABORDAGEM SOCIOLÓGICA

Esta abordagem está sendo bastante pesquisada na atualidade, dada a amplitude de interesses que procura atingir (sindicatos de empregados, governos etc.). Abarca desde a “accountability” por gastos societários de natureza política até a Contabilidade Social

Relacionados

  • Introdu o Pesquisa Operacional Hil hellip
    460554 palavras | 1843 páginas