Variantes linguísticas

Páginas: 8 (1992 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
ESTUDO DAS VARIANTES LINGUÍSTICAS DOS JARGÕES PROFISSIONAIS

Faculdade Boa Viagem
Português para fins profissionais
Terezinha Dias

ESTUDO DAS VARIANTES LINGUÍSTICAS DOS JARGÕES PROFISSIONAIS
JURIDIQUÊS - ÁREA DE DIREITO
ECONOMÊS - NA ÁREA DE ECONOMIA

Dione Silva
Liliana Brito
Luana
José Nedson
Maria Dapaz
Raquele Oliveira
Thatyanne

SUMÀRIOIntrodução.................................................................... 3
Origem e características.............................................. 4
Palavras utilizadas pelas profissões............................ 5
Juridiquês..............................................................5
Economês..............................................................6Conclusão......................................................................7
Bibliografia.....................................................................8

INTRODUÇÃO

Um jargão profissional é um jargão caracterizado pela utilização restrita a um círculo profissional, ou seja, um conjunto de termos específicos usados entre pessoas que compartilham a mesma profissão. O jargão profissional não deve ser confundido com a gíria nemcom linguagem técnica, embora às vezes sejam usados ao mesmo tempo pelas mesmas pessoas.

Algumas atividades profissionais apresentam suas formas específicas de uso da língua como o juridiquês para o ramo do direito e o economês para os que atuam no ramo da economia. Em outros termos, um advogado, por exemplo, tem uma maneira de falar e de escrever bem distinta da de um economista. Por isso éque o social e o verbal estão intimamente ligados: cada atividade tem seus gêneros particulares, isto é, determinadas espécies de texto que circulam na área.
A pretensão desta pesquisa é fazer uma análise dos termos mais comuns utilizados pelos operadores das duas profissões. Foi dividido o presente trabalho em dois capítulos, sendo o primeiro o estudo da origem e características, e o segundo asprincipais palavras formais utilizadas.

Origem e características

Ocorre que o nosso Direito basicamente foi escrito em latim, língua precisa e sintética. O Direito, pela sua própria origem, tem, assim, uma linguagem tradicional; mas ele tem, ao mesmo tempo, uma linguagem revolucionária, em constante evolução, conseqüência da necessidade urgente de acudir a novas realidades e a soluçõesadequadas a estas. Segundo o site da internet Wikipédia, a enciclopédia livre, Juridiquês:
“ é um neologismo em voga no Brasil para designar o uso desnecessário e excessivo do jargão jurídico e de termos técnicos de Direito. Embora tenha conotação pejorativa, a idéia de juridiquês como jargão profissional tem ganho cada vez mais espaço na sociedade letrada por causa de sua crescente utilização naimprensa e nos meios de comunicação de massa. No jornalismo jurídico, por exemplo, costuma-se dizer que repórteres e redatores que reproduzem em suas matérias os termos rebuscados utilizados pelos entrevistados (como juízes e advogados) são "contaminados pelo juridiquês" (assim como, no jornalismo econômico, o são pelo "economês").
Em outras palavras, existe a opinião do senso comum de que o"juridiquês", quando empregado por juristas ou em contextos apropriados (como em julgamentos ou no processo legislativo), denota floreio excessivo da língua e subterfúgio desnecessário a termos pouco conhecidos do grande público.
No Brasil, "juridiquês" é um vocábulo de uso corrente, mas que ainda não consta nos dicionários. O termo ficou ainda mais conhecido depois que a Associação dos MagistradosBrasileiros (AMB) lançou a "Campanha pela Simplificação do Juridiquês" em 11 de agosto de 2005. Como bem pondera o ex-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Gilberto Ferreira, na apresentação do Manual, não se pretende [com a campanha da AMB]: “abolir a linguagem técnica, a linguagem forense, mas apenas expurgar dela as expressões pedantes, textos intrincados, invencionices pomposas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Variantes linguísticas
  • Variantes Linguísticas
  • Variantes linguísticas
  • Variantes linguisticas
  • Variantes linguisticas
  • variantes linguística
  • Variantes linguisticas
  • variantes linguisticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!