Variabilidade das propriedades físicas e químicas do solo em uma lavoura de café catuaí na região de patos de minas mg

1314 palavras 6 páginas
VARIABILIDADE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DO SOLO EM UMA LAVOURA DE CAFÉ CATUAÍ NA REGIÃO DE PATOS DE MINAS MG

INTRODUÇÃO

O café (Coffeaarabica L.) é uma importante commodity no mercado mundial de produtos agrícolas e agroindustriais. No início do século XXI estimava-se que o setor do agronegócio cafeeiro movimentou cerca de U$ 55 bilhões anuais em todo o mundo (STRENGER, 2001). Minas Gerais tem se destacado como um dos principais produtores do país, e esta liderança deve-se, principalmente, a inserção de áreas de Cerrado no sistema produtivo como a região do Alto Paranaíba. Essa região que antes foi considerada pobre para a agricultura, hoje possui lavouras empresariais, com prioridade para a mecanização e boa qualidade do café produzido.
Souza e Alves (2003) demonstraram que sob uso os solos tendem a apresentar modificações quanto às características físicas e químicas em relação ao Cerrado nativo, sendo essas alterações mais evidentes na camada superficial (ALVARENGA e DAVIDE, 1999). Considerável contribuição a essas alterações é dada pela modificação rápida dos teores iniciais de matéria orgânica incitada pela utilização da prática de revolvimento de camadas superficiais do solo. Em solos tropicais a matéria orgânica do solo tem grande influência sobre os atributos químicos e físicos, por isso, é considerada componente chave para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas (ALVES et al., 2006).
Visto a importância da cultura para a região, estudos que envolvem a qualidade do solo são imprescindíveis, tendo em vista que esta pode ser de fundamental importância para o desenvolvimento das plantas, correção e fertilização das lavouras. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo estudar a variação dos teores de matéria orgânica e propriedades físicas e químicas em uma lavoura de café na projeção da saia e entre linhas.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi realizado em uma lavoura comercial de café Catuaí (CoffeaarabicaL.), com dois

Relacionados

  • resumo
    82985 palavras | 332 páginas
  • agronomia
    44902 palavras | 180 páginas