Variações linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1697 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Variação linguistica

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA, UM PRINCÍPIO DA EVOLUÇÃO DA LÍNGUA

Partimos do pensamento primário e norteador de que o fenômeno “variação lingüística” esteve presente em todo o momento da formação e estruturação de nossa língua, ao retornarmos à língua-mãe, o latim, percebemos que desde então, até os dias atuais, tivemos mudançasrenovadoras da língua.

A lingüística atual revela que uma língua não é homogenia e deve ser entendida justamente pelo que caracteriza o homem – a diversidade, a possibilidade de mudanças.

É preciso compreender que tais mudanças, como se pensava no início, não se encerram somente no tempo, mas também se manifestam no espaço, nas camadas sociais.

Ocorreu com o latim, que se estruturou em duasvertentes durante seu processo evolutivo: o latim clássico, falado por uma minoria de grandes escritores e o latim vulgar, que pela extensa população usuária se difundiu rapidamente. E o mesmo com a Língua Portuguesa, em que se distanciaram os falares do Brasil com o de Portugal.

E hoje, no Brasil, é irreal o nivelamento da língua devido a muitos fatores como: social, histórico, geográfico ecultural. Portanto, necessitamos aceitar as variações e estudar o que as provoca para entendermos o processo evolutivo lingüístico.

Ao constatarmos a renovação da língua, muita vezes, mesmo sabendo que é fato incontestável seu dinamismo, ainda assim percebemos dificuldades de coexistência dos múltiplos falar; recentemente passamos a assumir que o preconceito lingüístico é real e se manifestatoda vez que temos o embate e a identificação das diferenças lingüísticas
Variação geográfica
O Brasil apresenta um vasto território, caracterizado por regiões geográficas diversas. Com isso temos diferentes formas de pronúncia, vocabulário e estrutura sintática.
Basta uma singela frase ou uma simples palavra para caracterizar as pessoas Mas no nível semântico também ocorre esta manifestação.Para denominar uma planta muito conhecida da família da euforbiácea temos nomeações diversas. Cada região uma denominação. Em Minas Gerais é conhecida como mandioca, no Rio de Janeiro como aipim e em Pernambuco, macaxeira; evidenciamos, pois a manifestação lexical da sinonímia. É relevante lembrar que tal fenômeno se encerra no âmbito geográfico, mas é fundamentado no histórico; uma vez que todasas variações provêm da língua indígena tupi, que por um período breve – durante a colonização – foi largamente utilizada no país.
Percebemos que dentro de uma comunidade ampla, formam-se comunidades lingüísticas menores em torno de centro polarizadores da cultura, política e economia, que acabam por definir os padrões lingüísticos utilizados na região de sua influência.

Variação socialA variação social está relacionada a fatores sociais como etnia, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e grupo profissional. Os vários estudos que enfocam este tipo de relação língua/fatores sociais têm privilegiado a variação morfossintática ou a morfo-fonológica.
Fica claro que a variação social não compromete a compreensão entre indivíduos, uma vez que alguns momentos de incoerência sãosanados pelo contexto em que a fala se forma.

Não é difícil perceber que a norma culta – por diversas razões de ordem política, econômica, social, cultural – é algo reservado a poucas pessoas no Brasil; talvez porque haja um distanciamento entre as normatizações gramaticais e a obediência dos falantes em seguir tais normas. Há uma indagação implícita neste fato: “Existe alguma disfunção, algumaimpossibilidade de uso da gramática normativa pela grande maioria dos falantes?” ou “Estamos apenas a observar a língua como um fator de identidade?”

Sendo esse o caso, a língua como referencial humano traria inúmeras variações, porque decididamente não somos todos iguais e devido ao meio social em que estejamos haverá uma tendência da língua em se caracterizar por esses agentes, sendo...
tracking img