1 – INTRODUÇÃO
São tantas as variações linguísticas existentes em cada país e o Brasil não foge a regra, devido à grande extensão territorial, e as diferentes culturas, onde ocorreram às influências de vários povos, como os europeus, asiáticos e até americanos, fazendo com que adquiríssemos uma cultura variada, e uma forma de comunicação especial para cada região, devido a essas influências nós possuímos uma grande variação linguística regional (diatópica) e a social (diastrática) que tratadas diferentes classes sociais e culturais de um determinado lugar.

2 – DESENVOLVIMENTO
1.1 Diatópicas são as variações linguísticas que ocorrem devido às diferenças de vocabulário (lexical), de fonética (som) e de estrutura (sintática) existentes entre pessoas que nasceram ou viveram por muito tempo em regiões diferentes.
A variação pelo vocabulário se tem devido às diferentes maneiras que cada região denomina as palavras em sua estrutura, por exemplo, no Nordeste do país eles chamam de“cheiro” o que pra região Sudeste seria “beijinho”. Já a variação fonética ou pelo som, se dá devido aos diferentes jeitos de pronunciar uma palavra, por exemplo, os cariocas genuínos pronunciam as palavras com um “s” chiante (messsmo). Na cidade de Itapetininga, que se localiza no interior do Estado de São Paulo pronunciam palavras com o “r” retroflexo, como porta (porrrta), arma (arrrma), entre outras.
Também temos a variação diatópica que não é nem pelo vocabulário e nem pelo som, e sim pelaestrutura frasal, ou seja, pela frase toda. Como em algumas regiões brasileiras onde se usa muito a palavra “tu” e em outras regiões não. Exemplo, no Maranhão ou Espírito Santo a pessoa falaria uma frase assim: “Tu já fizestes o trabalho?”, sendo que em outros lugares falariam: “Você já fez o trabalho?”.

1.2 Diastráticas são as variações linguísticas sociais que se devem as diferenças socioculturais. É diferenciada pela idade, sexo e classe social. Essa variação se dá através da fonética, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Variações linguísticas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Varia%C3%A7%C3%B5es-Lingu%C3%ADsticas/30851.html

MLA

"Variações linguísticas" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Varia%C3%A7%C3%B5es-Lingu%C3%ADsticas/30851.html>.

MLA 7

"Variações linguísticas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Varia%C3%A7%C3%B5es-Lingu%C3%ADsticas/30851.html>.

CHICAGO

"Variações linguísticas." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Varia%C3%A7%C3%B5es-Lingu%C3%ADsticas/30851.html.