Variações diatópicas e diastráticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

Variações diatópicas e diastráticas

Porto Velho
2010

Variações diatópicas e diastráticas

Introdução

NaLíngua Portuguesa existem inúmeras variações linguísticas, pois a maneira de falarmos pode variar de acordo com a região em que nascemos ou nos criamos. Um legume pode ser conhecido por diveros nomes nasdiferentes regiões do Brasil,assim como a forma de se expressar que pode significar a mesma coisa mas ser dita de maneiras diferentes nas regiões norte e sul do país.
Também encontramos variaçõesna comunicação quando se trata de diferenciação de classes sociais, ou de grupos sociais. Pessoas mais velhas geralmente falam com mais formalidade do qu epessoas mais novas,mesmo querendo expor omesmo pensamento.
Para essa complexidade da Língua Portuguesa damos os nomes de Variações Diatópicas e Variações Diastráticas.

Variações Diatópicas e Diastráticas

Variaçãodiatópica é o mesmo que variação geolinguística ou dialectal, ou seja, a variação que a realização da língua apresenta em função de regiões aonde são faladas. Neste contexto podemos dizer que temos dialetosfalados em cada região do Brasil.
Peguemos como exemplo o modo de falar do sulista e do nordestino,que para a o mesmo brinquedo dá-se nomes diferentes como a pipa e o papagaio, ou para olegume macaxeira,ou mandioca,ou até mesmo o aipim.
A variação diatópica caracteriza as regiões em que nascemos,como o chiado do carioca, o “R” puxado do paulista, entre outros.
A imagemabaixo ilustra um caso de variação diatópica, aonde o personagem do campo fala de uma forma totalmente diferente do personagem da cidade:
[pic]

A variação diastrática, ou social, como éconhecida, refere-se às diferenças entre as camadas socioculturais, ou seja, são variações que acontecem de um grupo social para o outro. Relaciona-se com um conjunto de fatores que tem a ver com...
tracking img