Variação diatópica e diastrática.

[pic]

SUMÁRIO

1 VARIANTES LINGUISTICAS 3

2 O QUE É VARIAÇÕES DIATÓPICAS E DIASTRÁTICAS 4

3 FRASES EXEMPLOS 5

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

VARIANTES LINGUISTICAS

Alinguagem sem dúvida, é o código mais complexo e usamos para nos comunicar. Por sua própria complexidade e riqueza, ela possui uma grande variedade de formas.
O jeito que nós falamos varia deacordo com as circunstancias, com o grupo social que pertencemos, com a região em que vivemos, com a religião e também com o sentimento do momento.

O QUE É VARIAÇÕES DIATÓPICAS E DIASTRÁSTICAS.Variações Diatópicas; As variações diatópicas são as diferenças de língua de um lugar a outro, refere-se às diferenças apresentadas pelo modo de expressão de cada local. Isto podeocorrer na língua, ou na escrita por abreviações símbolos.

Variações Diastrásticas; As variações diastrásticas referem-se aos diferentes grupos sociais. São variantes de acordo com afaixa etária, o estrato social, o gênero a profissão.

FRASES EXEMPLOS

Diatópicas.
- O mesmo legume é conhecido nas diferentes regiões do Brasil como; mandioca, macaxeiraou aipim.
- O mesmo brinquedo é conhecido pelas crianças como; pipa, pandorga ou papagaio.
- Em algumas regiões é comum trocar o “você” por “tu”, e ainda acrescentar “S”no final das palavras,” tu vais”, “tu queres”, “tu fostes”.

Diastrásticas.
- Os jovens dizem, maneiro irado, massa,
- Os mais velhos, legal, jóia bacana.Estas variações não atrapalham a comunicação do dia a dia, no local de trabalho todos conhecem as gírias, os sotaques da região, então não gera ruído, e se uma pessoa do sul do Brasil forpara a Bahia, e pedir um prato “quentinho”, nunca mais irá esquecer da variação diatópica apimentada da Bahia.

CONCLUSÃO

Em cada região existe uma língua, um código, um sotaque...
tracking img