Variáveis psicológicas e o processo ensino-aprendizagem

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
A capacidade de aprender é uma das características humanas universais e o processo pelo qual a aprendizagem se dá, desenvolveu-se continuamente ao longo da história, desde as mais distantes civilizações.
No desenvolvimento do potencial humano, a Educação sempre esteve presente como princípio de formação das pessoas, acompanhando os desenvolvimentos da própria evolução humana.
Para evoluir, énecessária a capacidade de conhecer, descrever, explicar e prever fenômenos, controlando, interpretando e transformando, tanto a natureza em si, quanto as relações humanas.
As duas principais teorias da construção do conhecimento compreendem, de um lado, as de natureza empíricas e, de outro, as intelectuais. No entanto, são contraditórias, pois supõem papéis distintos ao sujeito cognoscente e aoobjeto a ser conhecido.
A Educação implica principalmente em desenvolvimento de potencialidades que levam a pessoa a poder pensar, agir refletidamente e tomar decisões a partir de necessidades próprias e, na pauta educacional, devem estar presentes a crítica e a revolução, bem como mudanças paradigmáticas.
O melhor nível de aprendizagem ocorre quando no homem são respeitadas e desenvolvidas apsicomotricidade (ligada à capacidade, saúde física e ao bem estar), a cognitividade (ligada ao desenvolvimento da mente, habilidades de pensamento e de busca de conhecimento) e a afetividade (ligada aos sentimentos que qualificam as relações).
A metacognição é um dos conceitos que tem encontrado um lugar importante dentro da psicologia moderna, especialmente na psicopedagogia, pois se refere àcapacidade do indivíduo pensar sobre os seus próprios pensamentos, levando em conta alcançar níveis mais altos de autoconsciência, implicando ser capaz de conhecer e de auto-regular o seu próprio funcionamento cognitivo com a finalidade de solucionar problemas.
Em função disso, o aluno deve ser capaz de aprender o conhecimento factual sobre um dado fenômeno e também de pensar sobre o seu próprioprocesso de aprender. Quanto maior sua capacidade metacognitiva, mais auto-regulado ele é como aprendiz e mais profunda será sua capacidade de processar informações.
Um aluno de bom rendimento escolar tem consciência dos próprios processos mentais e do próprio grau de compreensão, podendo monitorar constantemente a própria capacidade de compreender e são mais efetivos no uso e na seleção deestratégias para aprender um novo conteúdo.
As teorias cognitivas da motivação para realização da aquisição do conhecimento assumem que o comportamento é determinado por crenças individuais que funcionam como suas mediadoras. Por isso a motivação é uma variável-chave para a aprendizagem, sendo a iniciação e a manutenção do comportamento com o objetivo de se atingir certa meta.
Existem pelo menos dois tiposde metas, sendo elas, a meta de aprendizagem, caracterizada por um desejo do aluno de incrementar a própria competência e de buscar novos conhecimentos; e a meta de realização/desempenho, caracterizada por tarefas desafiantes, esforço, manutenção da atenção e persistência diante de dificuldades.
Teóricos da motivação acreditam na existência de duas orientações motivacionais, uma intrínseca eoutra extrínseca. Como exemplo, temos por um lado uma pessoa extrinsecamente motivada que almeja realizar uma tarefa para obter recompensas externas (materiais ou sociais) visando ao reconhecimento ou à demonstração de competência e, por outro lado, um aluno intrinsecamente motivado que aprecia a tarefa pela atividade que lhe for interessante, envolvente e geradora de satisfação.
Pessoas com altamotivação à realização se engajam com facilidade em tarefas onde o desempenho é característica saliente, porque são capazes de selecionar tarefas com dificuldades intermediárias, trabalhar mais e persistir mais diante do fracasso do que pessoas com baixa motivação.
Um outro fator muito importante nesse contexto é a auto-eficácia, porque influencia tanto a escolha de atividades, como o nível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Variáveis psicológicas e o processo ensino-aprendizagem.
  • Variaveis Psicologicas e Aprendizagem
  • O lúdico no processo ensino-aprendizagem
  • O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • A FAMILIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • As tics no processo de ensino e aprendizagem
  • A Hermenêutica e o Processo Ensino-Aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!