Variáveis ecológicas

Páginas: 9 (2233 palavras) Publicado: 22 de março de 2011
Variáveis ecológicas

A Revolução Industrial pode ser considerada um marco no comportamento ecológico da sociedade, pois foi a partir desse período histórico que se iniciaram os debates ambientais. Vicentino (1998) afirma “o uso da energia elétrica e do petróleo, graças a maior potência e eficiência dessas fontes [...] permitiu a intensificação e diversificação do desenvolvimentotecnológico”. Dessa forma, o desenvolvimento tecnológico aliado a popularização e grande oferta dessas fontes de energia, contribuiu – consideravelmente – para o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, ocasionando, com o passar dos tempos, no agravamento do Efeito Estufa e, consequentemente, o fenômeno do aquecimento global . Esses aspectos são destacados no trecho abaixo:
A partir daRevolução Industrial, o uso intensivo de energia proveniente da queima de combustíveis fósseis e a mudança em larga escala de uso do solo (agropecuária e desmatamento) provocaram um aumento significativo das emissões de GEE, com a concentração de CO2 passando de 280 ppmv (partes por milhão por volume) a 380 ppmv ao longo do Século XX. (Nos últimos 650 mil anos, a concentração de CO2 da Terrasofreram variações de no máximo 150 ppmv). Este aumento da concentração já causou uma elevação da temperatura média da Terra de 0,8°C no mesmo período, e está provocando mudanças climáticas em escala global [(CEPAC, 2009)].

A partir desse contexto incorporou-se a sociedade temas como: desequilibrio ambiental, desmatamento, mudanças climáticas, derretimento das calotas polares, entre outros.Acredita-se que essa realidade, desmonstra a transformação do homem, o qual não se preocupa apenas com o seu espaço, mas também com o espaço comum. Em decorrência disso, as organizações devem estar atentas a esse novo cenário, e devem, alertar acionistas, fornecedores e parceiros que as variáveis ecológicas necessitam ser consideradas no planejamento estratégico das empresas. Acredita-se que dessamaneira, as corporações poderão criar e utilizar tecnologias que vão ao encontro da atual demanda do mercado, a qual consiste em ideias inovadoras que auxiliam a sociedade no seu desenvolvimento sustentável .
Para contextualizar o tema Hall define [(UFSC, 2009)] “variáveis ecológicas referem-se à situação ecológica geral que cerca a organização, incluindo as condições físicas e geográficas (tipo deterreno, clima, vegetação, etc.) e sua utilização pelo homem. Partindo dessa premissa, percebe-se que é indispensável para as empresas conhecerem as seguintes leis ambientais: Lei da Área de Proteção Ambiental - número 6.902 de 27/04/1981 - Criou as "Estações Ecológicas", áreas representativas de ecossistemas brasileiros, sendo que 90% delas devem permanecer intocadas e 10% podem sofrer alteraçõespara fins científicos. Foram criadas também as "Áreas de Proteção Ambiental " ou APAS, áreas que podem conter propriedades privadas e onde o poder público limita as atividades econômicas para fins de proteção ambiental. Lei de Crimes Ambientais - número 9.605 de 12/02/1998 - Reordena a legislação ambiental brasileira no que se refere às infrações e punições. A pessoa jurídica, autora ou co-autorada infração ambiental, pode ser penalizada, chegando à liquidação da empresa, se ela tiver sido criada ou usada para facilitar ou ocultar um crime ambiental. A punição pode ser extinta caso se comprove a recuperação do dano ambiental. As multas variam de R$ 50,00 a R$ 50 milhões de reais. Lei das Florestas – número 4.771 de 15/09/1965 - Determina a proteção de florestas nativas e define comoáreas de preservação permanente (onde a conservação da vegetação é obrigatória) uma faixa de 30 a 500 metros nas margens dos rios, de lagos e de reservatórios, além de topos de morro, encostas com declividade superior a 45 graus e locais acima de 1.800 metros de altitude. Também exige que propriedades rurais da região Sudeste do país preservem 20% da cobertura arbórea, devendo tal reserva ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Variáveis Tecnológicas e Ecológicas da CSN
  • Políticas de controle ambiental e a variável ecológica no ambiente das empresas
  • ecologicas
  • Variaveis
  • Variaveis
  • Variaveis
  • Variáveis
  • variavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!