Variáveis 4ps e 4cs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA:
Conhecer as ferramentas utilizadas pelos profissionais de marketing para atender os objetivos da organização.

INTRODUÇÃO:
No atual sistema capitalista onde predomina a economiade mercado, famílias, empresas, governos e outras instituições tem, cada um, suas necessidades e desejos de idéias, produtos, serviços, que precisam ser atendidos. É aí que surge uma oportunidademercadológica para as empresas produzirem produtos e/ou serviços para atender tais necessidades de maneira lucrativa.

DESENVOLVIMENTO:

A fim de atender essas necessidades, as empresas recorrem aomarketing, um sistema de gestão voltado para o mercado. Dentro do marketing, existe um modelo que as empresas podem seguir, que é o modelo dos 4Ps, ou Mix de Marketing, que se refere a Produto,Promoção, Praça e Preço, que foi proposto por Jerome McCarthy em 1960 e expressa o seguinte raciocínio: a empresa produz um determinado produto, que é alvo de uma promoção, que tem por objetivo comunicar oconsumidor sua disponibilidade em uma determinada praça (ou local/ponto de venda), a um determinado preço. Os 4Ps transformou-se em uma importante ferramenta para os profissionais da área de marketing epara as empresas em geral.
Embora o composto mercadológico em forma dos 4 Ps tenha cada elemento interdependente que pode ser exclusivo, observa-se uma inter-relação constante entre os 4 Os:

• Oproduto ou serviço deve satisfazer às necessidades e desejos dos consumi¬ dores.
• O preço deve ser ajustado às condições de custo de fabricação e de mercado.
• A praça ou ponto significa levar oproduto da forma o mais accessível e rápida possível ao mercado consumidor.
• A promoção deve comunicar o produto ou serviço ao mercado, estimulando e realizando a venda, isto é, a transferência deposse.

O modelo dos 4Ps foi desenvolvido numa época em que o principal era o produto, pois havia muita demanda e pouca oferta. Na realidade atual, o cliente é o centro. No atual sistema...
tracking img