Variáveis 4ps e 4 cs.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:
Marketing: Fundamentos e Processos.

TÍTULO:
Variáveis 4Ps e 4 Cs.

OBJETIVO:
Conhecer as estratégias de marketing que melhor se ajustam as demandas do mercado consumidor.

JUSTIFICATIVA:
O gestor que deseja tornar a sua empresa competitiva precisa deter um vasto conhecimento em relação às estratégias de marketing que melhor se ajustam a ela. O que faz com que a busca porinformações, neste campo, seja algo constante.

INTRODUÇÃO:
Diante de uma concorrência cada vez maior, os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa precisam ser a cada dia mais desejáveis. Alem de estarem disponíveis em lugares estratégicos a valores justos. E facilmente reconhecíveis entre os seus similares. O que torna uma boa estratégia de marketing uma peça fundamental, desde aplanificação até a venda pro consumidor. Visando garantir, tanto a satisfação da empresa, como a do cliente, alem da longevidade do negócio.

DESENVOLVIMENTO:
No mundo contemporâneo, caracterizado por uma concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas, conseguir atrair a atenção dos clientes tornou-se uma questão de sobrevivência. Uma empresa que não consegue colocar no mercado umproduto que desperte o interesse do consumidor em adquiri-lo, inevitavelmente não tem como sobreviver. Neste sentido, podemos perceber que todas as empresas trabalham em cima de alguns pontos considerados fundamentais, por exemplo, a qualidade e a praticidade que estes oferecem. Porém, não basta o produto ter, é preciso divulgar tais atributos para o consumidor. Disponibilizar o mesmo em pontosestratégicos, a um valor justo. Estes são considerados pontos chave, capazes de fazer a diferença entre o fracasso ou o sucesso de uma empresa. Em síntese, é uma questão de marketing.
Trata-se de um conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo a vida de um produto ou serviço, desde a sua planificação até o instante em que é adquirido pelo consumidor. Visto que o objetivo do marketing é ode satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes de uma empresa, e gerar lucros para mesma, principalmente.
Este conjunto de operações pode ser melhor compreendido se analisarmos cada uma delas de uma forma isolada. A começar pelo produto, que pode ser de natureza não durável, durável, ou ser simplesmente um serviço. O mesmo precisa ser projetado de uma forma que preencha a necessidade docliente. Porém, será pouco útil produzir um produto, ou oferecer um serviço, amplamente disponibilizado pelos concorrentes, ou facilmente imitável, pois, as possibilidades de obter sucesso seriam praticamente inexistentes. Trocando por miúdos, para aumentar as chances de sucesso, quanto mais singular ele for, maiores as possibilidades de comercialização. O mesmo se aplica a sua complexidade deprodução. Quanto mais complexo for, copiá-lo, menores serão as possibilidades que este venha a ser imitado pela concorrência. Ao mesmo tempo precisa ter atributos que o façam ser desejado. Tais características necessitam ficar bem destacados.
Em seguida o seu preço de venda precisa ser justo, tanto para empresa que o disponibiliza, como para aquele que o adquire. Ou seja, para empresa ele devecobrir os custos de produção e ainda gerar uma margem de lucro. Para o cliente o preço tem de estar acessível as suas condições econômicas. Também deve ficar clara a relação custo beneficio. Isto é, o consumidor necessita entender que o produto realmente vale aquilo que custa. Do contrário, dificilmente irá adquiri-lo. Ou melhor, que ele vale mais do que ele custa, logo, os benefícios serão maiores doque fora a despesa. No entanto, não se pode cair no engodo de oferecer muitas vantagens por um valor irrisório, evidenciando uma discrepância muito grande entre os benefícios e o seu custo. Pois, tal diferença colocaria em xeque a qualidade do mesmo. Fazendo com que seja rejeitado, por uma razão popularmente bastante conhecida. “– Quando a oferta é boa demais, o santo desconfia.” Este precisa...
tracking img