Varejo virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIESP FACULDADES RENASCENÇA
SÃO PAULO

Evolução do Comércio Eletrônico no Brasil na Venda de Aparelhos Eletrônicos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Curso de Tecnologia da Informática para a obtenção do diploma de Tecnólogo em Sistemas de Informação.

SÃO PAULO 2009

2

UNIESP FACULDADES RENASCENÇA
SÃO PAULO

Evolução do Comércio Eletrônico no Brasil na Venda deAparelhos Eletrônicos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Curso de Tecnologia da Informática para a obtenção do diploma de Tecnólogo em Sistemas de Informação.

Orientador: Prof. Luciano Francisco de Oliveira

SÃO PAULO 2009

3

“Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio total visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é,do ponto de vista do consumidor ... O sucesso empresarial não é determinado pelo fabricante, mas pelo consumidor.” Peter Drucker

4 RESUMO
Com a globalização e circulação de muitos produtos em escala mundial, as empresas precisam buscar novas formas de vender seus produtos e serviços, se aproximando dos seus consumidores por meio de tecnologias. A inovação e a tecnologia atuam no cenáriovarejista como elementos importantes no desempenho das organizações e na conquista de cliente, em um ambiente dinâmico. A competitividade envolve constantes mudanças de ambiente, exigindo das empresas inovação sempre, sendo forçada a adoção de estratégias, tais como a utilização do varejo eletrônico, por meio de lojas físicas sem produtos (lojas virtuais) e por meio do comércio eletrônico oue-commerce (via internet). Em nossa sociedade cresce progressivamente o número de pessoas que realizam além de compras, os mais variados negócios pelo meio eletrônicos. Neste tipo de negociação que utiliza o computador (internet), recebe a denominação de comércio eletrônico, e engloba a oferta, a demanda e a contratação de vários serviços e informação. É um comércio onde não é necessária a presençafísica das partes envolvidas na negociação, tem que se ter uma relação de confiança, pois, os contratantes em sua maioria são desconhecidos. Esse meio de comércio talvez represente uma das maiores evoluções do crescimento vertiginoso da internet no Brasil, pois este tipo de transação de compra e venda acontece em um ambiente virtual, onde não há limites de territorialidade e temporalidade, assim nestecontexto não se aceita mais a antiga definição de espaço, como sendo o continente de todos os objetos sensíveis que existem, pois se opõe ao conceito do universo virtual este não existe continente nem objetos sensíveis, assim como não existe limite geográfico, pois tudo é feito no mundo virtual. Palavras-Chave: comércio eletrônico, varejo virtual, tecnologia, venda de produtos, clientes.

5LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Gráfico de tempo que novas tecnologias levaram para atingir 50 milhões de usuários no mundo......................................................................................................13 Figura 2: Gráfico dos 20 países com maior número de usuários da Internet.............20 Figura 3: Quantidade de pessoas conectadas a Web noBrasil.................................21 Figura 4: Produtos mais vendidos pela Internet no 1º semestre de 2008..................25 Figura 5: Site Submarino.............................................................................................28 Figura 6: Site Americanas.com...................................................................................28 Figura 7: Site MercadoLivre.......................................................................................29 Figura 8: Desempenho anual no Brasil.......................................................................32 Figura 9: Crecimento do Faturamento do Comércio Eletrônico no Brasil..................33 Figura 10: Gráfico de Quantidade de Transações – Por Escolaridade......................37 Figura 11: Gráfico de Quantidade de Transações – Por...
tracking img