Varejo sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnólogo em gestão comercial

Varejo sustentável e consumo consciente

Belo Horizonte
2011

Varejo sustentável e consumo consciente

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso
Tecnólogo de Gestão Comercial da Faculdade
Novos Horizontes como requisito parcial para
Aprovação nas disciplinas 3º período

Orientadora: professora Liliane

Belo Horizonte
2011

RESUMO

O objetivodeste trabalho consiste em analisar as práticas de sustentabilidade e consumo consciente da empresa varejista de cosméticos Natura. Considerando a importância em destacar e entender os seus princípios para a preservação do meio ambiente, nesse contexto atual de consumo excessivo de componentes prejudiciais para natureza. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada aconsultores de vendas.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVOS 6
2.1 Objetivo Geral 6
2.2 Objetivos específicos pretendem-se: 6
3. JUSTIFICATIVA 6
4.PROBLEMATIZAÇÃO 7
5. REFERENCIAL TEÓRICO 8
5.1 Desenvolvimento sustentável 8
6. Metodologia 10
7. ANALISE DE DADOS 11
Natura políticas de sustentabilidade 11
Educação ambiental 12
Desempenho Ambiental 13
Biodiversidade 14
Impacto Ambiental dosProdutos 16
8. CONCLUSÃO 23
APENDICE 1.... 24
Referências 25

1 INTRODUÇÃO

A definição da palavra sustentabilidade de acordo com o Nunes (2008), sustentável é aquilo que se pode sustentar, capaz de se manter mais ou menos constante, ou estável, por um longo período. Sustentabilidade relaciona-se com a continuidade dos aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais da sociedade. Sersustentável é satisfazer as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras.
Após a definição da palavra sustentabilidade, faremos um estudo de caso que tem como objetivo analisar a importância e preocupação da empresa Natura Cosméticos S.A. em relação ao varejo sustentável e consumo consciente.

Hoje existe grande preocupação por parte de muitas empresas em querer mostrar que realmenteestão envolvidas com a sustentabilidade social, ambiental e econômica do país. Investem em ações de desenvolvimento em sociedades tendo como foco principal a educação. Esses projetos são mais comuns entre as empresas, pois entendem que é preciso conscientizar não somente os adultos, mas principalmente as crianças e jovens que são representantes do nosso futuro.
Segundo Nunes (2008) atualmente,encarar a sustentabilidade empresarial como uma necessidade real é premente para todos os portes de empresas é a condição mais básica para qualquer empreendimento ter sucesso. As necessidades dos consumidores refletem também a sua visão de mundo e a importância que dão as questões sociais e ambientais do mundo que os cerca. E para as empresas essa visão deve ser intrinsecamente embutida em seuplanejamento e prevista em qualquer estudo de impacto produtivo ou mercadológico.
Ainda de acordo com Nunes (2008) A sustentabilidade empresarial é um conceito de suma importância e que deve ser difundido no mercado empresarial como um todo. Nosso planeta e a civilização humana não pode mais desperdiçar oportunidades e desprezar os danos que foram provocados ao clima e ao meio ambiente. Nosso pequenoglobo azul já não suporta mais o nível atual de consumo e de desperdício em que vivemos. Mudar para sobreviver é nossa única opção e a sustentabilidade social, ambiental e empresarial são as únicas alternativas a extinção.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Verificar se a Natura possui políticas voltadas ao varejo sustentável.

2.2 Objetivos específicos pretendem-se:

▪Verificar se os produtos fabricados pela natura são ecologicamente corretos.

▪ Analisar se a empresa possui projetos de reflorestamento e reciclagem de seus produtos.

▪ Investigar se a empresa possui programas destinados ao consumo consciente.

3. JUSTIFICATIVA
Hoje muitas pessoas ainda questionam o que é e para que serve a sustentabilidade. Existem varias opções de se definir...
tracking img