Varejo de alimentos o mercado mais competitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
varejo de alimentos é o setor mais maduro e competitivo e passa por globalização e consolidação em âmbito global; aumenta a penetração e uso estratégico de marcas próprias; diversificam-se formatos; cresce o apelo por conveniência, proximidade e soluções; aumenta a penetração de formatos de descontos; tecnologia tem papel cada vez mais relevante na operação, canais e relacionamento comconsumidores; e a pressão sobre preços e margens em marcas nacionais é crescente
Nesse contexto de extrema competitividade, novos formatos – e evoluções em formatos tradicionais – firmam-se e abrem espaço em um mercado com muita oferta.  
 
Canais digitais e omnichanel – o aumento de penetração de canais digitais é inevitável. Porém o maior desafio para o varejo é a integração sinérgica entre os canaisfísicos e digitais, buscando formas de servir melhor o cliente e intensificar o relacionamento deste com a marca
No Brasil, os gastos com alimentação fora de casa já representam mais de 30% do total, índice superior ao da França, Alemanha e Itália. Nos EUA chegam a 41%. O supermercado tem oportunidade para posicionar-se como destino não só para compra, mas também para consumo de alimentos.
 Portanto, apesar de crescente globalização, concentração e competição, o varejo de alimentos ainda é um jogo local. E deve ser disputado loja a loja. Escala, tecnologia, logística e acesso a capital geram vantagens competitivas. Porém o sucesso sustentável e lucrativo só é alcançado quando há entendimento do consumidor, construção de uma proposta de valor relevante e qualidade na execução da operação.De outro lado, há oportunidades para inovações em formatos e canais, desde que se faça o básico bem feito e que o foco seja em geração de valor para o cliente.



Pesquisa fisesp

INTRODUÇÃO
           O reflexo da globalização no hábito alimentar da população brasileira és o foco principal deste artigo que procurou abordar vários aspectos que influenciou a mudança do perfil alimentar dosbrasileiros.
          A alimentação está presente na vida do homem e exerce influências marcantes na sobrevivência, no desempenho da vida e na conservação da espécie humana. (PINHEIRO, 2003). Alimento é um dos requerimentos básicos para a existência de um povo, e a aquisição desta comida desempenha um papel importante na formação de qualquer cultura (LEONARDO, 2006).
          Segundo Cascudo (2004), o homem começara sua alimentação pelos frutos e raízes sob a imitação animal. Depois passara a carne crua, moluscos in natura e, depois aprendera a assar e a  cozinhar.
          A cultura alimentar no Brasil é algo bem peculiar, sendo que nosso hábito alimentar é formado a partir de três povos distintos: herança alimentar dos índios, dos africanos e dos portugueses (LEONARDO, 2006).  Nacultura alimentar brasileira, a alimentação é mais voltada para o prazer de comer do que para o valor nutritivo do alimento (LEONARDO, 2006).
       A quebra de um hábito dar-se-á mediante uma evolução nas informações transmitidas para que as pessoas façam uma tomada de decisão (LEONARDO, 2006 ). Desde a metade do século passado,o mundo sofre uma série de transformações entre as quais, as maisperceptíveis foram os fenômenos de urbanização e da globalização (BLEIL, 1998).
          O fenômeno da globalização e industrialização atua como fator determinante na modificação dos hábitos alimentares, gerando transformações no estilo de vida de, praticamente, toda a população mundial (PINHEIRO, 2003). Segundo Mezomo (2002), a alimentação de hoje é profundamente diferente dos nossosantepassados, que viviam em contato com a natureza, alimentando-se de tudo que ela lhes oferecia: animais abatidos (carne), frutas, gramíneas,folhas, raízes etc.
          Os aspectos ligados pela urbanização no Brasil, quais sejam, a grande velocidade deste processo, bem como a procura pelas grandes cidades, propiciaram mudanças profundas na alimentação de grande parte da população brasileira ( BLEIL,...
tracking img