Varal sobre os sistemas socais e culturais de notação de tempo ao longo da história

2024 palavras 9 páginas
EE DR JOÃO THIENNE

Varal sobre os sistemas socais e culturais de notação de tempo ao longo da história

Trabalho de História
Professora: Cidinha

Aluno: Vinícius F. Alves 6°ano A

2014
CALENDÁRIOS DA HUMANIDADE

Quando chegamos a dezembro, mais um ano é encerrado no nosso calendário. A sensação é que isto acontece por todo o planeta. Mero engano, a humanidade é construída por civilizações tão distintas, que produzem cada uma o seu próprio calendário. No nosso planeta algumas civilizações já ultrapassaram o quarto ou quinto milênio, enquanto que outra ainda não chegou ao segundo.
Durante a história da humanidade vários calendários foram criados e apagados do mapa. Calendários dos antigos egípcios, sumérios, maias, babilônicos, astecas, entre muitos. A maioria deles tem as suas origens atreladas às religiões seguidas por cada civilização como marco da sua contagem e nos ciclos solares ou lunares.
Ao chegarmos ao ano 2008 da era cristã, esta data não diz nada a cerca de setenta por cento das pessoas distribuídas pelos países. Mas em que ano estão ou estarão outras civilizações do século XXI em 2008? Quais os principais calendários existentes nos dias de hoje? Além do calendário cristão, ou gregoriano, temos o calendário judaico, o calendário muçulmano e o calendário chinês, cada momento histórico diferente e datas específicas. É diante dos calendários tão distintos que percebemos que a humanidade é rica em tradições e culturas muitas além da nossa civilização judaico-cristã.

Calendário Cristão

O calendário cristão teve o seu início no século VI, quando o abade Dionísio decidiu contar o tempo a partir do ano 1 do nascimento de Jesus Cristo. Até então a contagem era feita a partir da posse do imperador Diocleciano.
Como Roma tornara-se cristã e Diocleciano fora um

Relacionados