Vantagens e desvantagens do franqueador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PAN AMAZÔNICA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – NOITE – TURMA: NETUNO

ACÁCIO MIRANDA
DENIS MARTINS
FRANKLIN ALVES
JOSUÉ PAMPLONA
MARCEL ALMEIDA
PEDRO TIAGO SILVA
THIAGO NASCIMENTO
TORQUATO BATISTA

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO FRANQUEADOR E
TAXAS DE FRANQUIA

BELÉM
2012

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO FRANQUEADOR E
TAXAS DE FRANQUIA

Trabalho de pesquisa apresentado nocurso de graduação em administração para a obtenção de nota parcial para a segunda avaliação da disciplina de economia e negócios.

BELÉM
2012
INTRODUÇÃO

Cientes de que o momento atual exige uma gestão estratégica eficiente para enfrentar um contexto empresarial bastante competitivo, as organizações estão continuamente em busca de novas estratégias visando garantir a sua permanência ecrescimento no mercado.
A formação de redes de empresas representa uma possibilidade para tornar as organizações mais preparadas para enfrentarem os desafios contemporâneos. Uma configuração em rede que vem sendo bastante utilizada pelas organizações é o sistema de franquias, o qual vem se consolidando como um importante segmento econômico em vários países e, em particular, no Brasil.
No presentetrabalho exploraremos alguns aspectos teóricos referentes às redes de empresas e franquias como vantagens e desvantagens do franqueador e as taxas de serviços.

1- Definição de Franquia Empresarial - Lei nº 8.955/94

Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o franqueador (detentor da marca) cede ao franqueado(autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca ou patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia deimplantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício. (art. 1°).

2- O que é taxa de franquia e o que ela remunera?

Trata-se de uma taxa que é paga na assinatura do Contrato de Franquia. Permite ao franqueado o ingresso em uma rede de lojas e concede direito de uso damarca. Remunera o franqueador pelo investimento no Projeto de Formatação da Franquia, o que permite que cada franqueado tenha os treinamentos necessários e trabalhe com:
- Menores chances de erros;
- Custos mais reduzidos;
- Melhor receita;
- Mais produtividade e consequentemente, maior sucesso e lucratividade;
- Remunera ao franqueador pela concessão do "know how" e de tudo que fez e investiupara tornar a sua marca bem conhecida e de sucesso no mercado.
Cada nova franquia exige um projeto específico (projeto arquitetônico), assistência na reforma e na adequação do ponto comercial; Presença de um ou mais funcionários do franqueador nos primeiros dias de funcionamento de cada unidade franqueada.
À medida que a rede franqueada vai crescendo o valor da taxa de franquia tende aaumentar com a valorização da marca e com o valor que o negócio vai adquirindo.

3- Taxa de franquia (Taxa Inicial)

Cobrada pelo franqueador do franqueado para que este tenha o direito de fazer parte da rede de franquias. Trata-se, portanto, do preço estabelecido para o ingresso do franqueado em um determinado sistema de franquia. A taxa de franquia, também chamada taxa de licença, taxa inicial oufranchise fee, consiste num valor único inicial.
As franquias de terceira geração, ao contrário das outras, que “vendem a marca”, em geral garantem aos franqueados o acesso a uma série de serviços, prestados antes do início da operação, cujos custos estão incluídos na taxa de franquia:
– Programa completo de treinamento teórico e prático;
– Assistência profissional na seleção e avaliação...
tracking img