Vantagens e desvantagens do capitalismo e socialismo

Capitalismo:
Vantagens:As vantagens seriam a descentralização da economia, através da lei de oferta e procura a livre concorrência, abre espaço para busca do aperfeiçoamento dosmétodos, tanto de produção quanto de consumo, gerando um mercado competitivo. E uma economia não assistencialista, e sim de geração de renda pela oferta de mercado.

Desvantagens:Asdesvantagens seriam exclusão de pessoas que tivessem dificuldade de oferecer algum serviço que gere renda. E com isso, aumento da marginalidade e da exclusão social, atualmente pra corrigirdisparidade, o Agente social estado, formado por representantes da população, aplica impostos e investem na inclusão social e na infraestrutura.
Pontos positivos: incentiva a produção e abusca de melhores sistemas; gera riquezas com grande vigor e tem período de sustentação e estabilidade mais longo.

Pontos negativos: é mais propícia a geração de desigualdadeseconômicas, ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres; individualismo social; egoísmo; ruptura comunitária e social.

Socialismo:
Vantagens: A economia está sob controle dogoverno pelo que não há altos e baixos. Sua constante e sustentável e mais justiça e ética podem ser postas em prática. O emprego é maior. Às vezes é mais fácil para o Estado de controlar ascoisas.

Desvantagens: A possibilidade de negócios é muito mais pobre que nos reduz a trabalhar com empresas internacionais no mercado mundial. Não há concorrência e menosdiversidade. Negócios domésticos não têm a motivação para progredir. Por vezes é difícil para o governo controlar tudo.
Pontos positivos: igualdade - hipotética - entre trabalhadores. Situaçãoeconômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social.

Pontos negativos: pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas.