Vantagens e DesvanLeitura e estudo

1124 palavras 5 páginas
Condições Fundamentais para um estudo eficaz TIERNO, Benabé. P. 1
1. A HIGIENE MENTAL NO ESTUDO
Trata-se das condições físicas, mentais e psíquicas que facilitam o trabalho intelectual. Desocupar a mente dos pensamentos negativos, das preocupações, estabelecer horários para alimentação (saudável), descanso e para atividades físicas, contribuem para uma eficaz higiene mental e desempenho satisfatório no estudo.
2. ESTADO NEUROFISIOLÓGICO POSITIVO E NEGATIVO DO LEITOR
A possibilidade de êxito ou fracasso em qualquer atividade, serão consequentes do estado de ânimo em que se encontra o leitor. Isso se deve a sintonia existente entre o corpo e a mente.
No estado neurofisiológico positivo o indivíduo possui uma representação interna de si mesmo como dito, positiva, despertando a autoconfiança, e alcançar o êxito, mantendo também o controle de suas condições fisiológicas, ou seja, descansando bem, alimentação suficiente, respiração, entre outros. Todos esses aspectos contribuem para o bom desemprenho na leitura e maior obtenção de informações.
Ao contrário do que foi citado acima, no estado neurofisiológico negativo o indivíduo sente-se paralisado, a sua representação interna de si mesmo e sempre pessimista, se sente frustrado, incapaz, angustiado e busca basicamente evitar o fracasso. Pouco se importa com suas condições fisiológicas, acarretando uma série de incômodos como, cansaço físico e mental, nervosismo, tensão muscular, entre outro. Dessa forma é pouco provável a concentração do leitor e a eficácia na obtenção de dados na leitura.
3. O BOM ESTADO FÍSICO DO LEITOR
Para que o leitor obtenha o máximo de eficácia em sua leitura é necessário que se encontre em bom estado físico, que é adquirido através da alimentação balanceada, exercício físico, sono agradável e suficiente, relaxamento através do repouso e da respiração.
4. A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE OU LOCAL DE ESTUDO
Nem todos os locais são propícios ao estudo, o ambiente influencia mais do que se

Relacionados