Vantagens e desvanagens do orçamento base zero

419 palavras 2 páginas
-O que é orçamento base zero( o que é, como funciona, vantagens e desvantagens).
Beyond budget

Orçamento base zero
É uma abordagem para planejamento e orçamentação que inverte a lógica tradicional do processo de orçamentação. Na orçamentação tradicional é utilizada uma abordagem incremental, na qual os gestores de departamentos justificam apenas as variações em relação aos anos anteriores, baseados na suposição de que o baseline dos anos anteriores está implicitamente aprovado. Num orçamento base zero, por outro lado, cada item do orçamento precisa ser explicitamente aprovado, e não apenas as alterações em relação ao ano anterior.[1] Durante o processo de revisão do orçamento, nenhuma referência é feita ao nível de despesas do ano anterior. O processo de orçamento base zero requer que a solicitação orçamentária seja revisada e avaliada completamente, a partir de uma "base zero". Este processo é independente do orçamento total ou de seus itens individuais aumentarem ou diminuírem em relação aos exercícios dos anos anteriores.
A expressão "orçamento base zero" é algumas vezes utilizada em finanças pessoais para descrever a prática de "orçamento de soma zero", ou seja, a prática de orçar previamente toda a renda recebida e diminuir alguma das despesas sempre que outra for aumentada.

Vantagens * Permite uma alocação eficiente dos recursos, uma vez que a alocação é baseada nas necessidades e benefícios, e não no histórico; * Compele os gestores a encontrar melhorias operacionais que tenham um melhor custo x benefício; * Ajuda a detectar orçamentos inflacionados; * É útil para empresas de serviços cujos outputs sejam difíceis de identificar; * Aumenta a motivação do quadro de pessoal ao dar maior iniciativa e responsabilidade pela tomada de decisões; * Aumenta a comunicação e coordenação dentro da organização; * Identifica e elimina processos obsoletos ou que não agregam valor (desperdício); * Identifica oportunidades de

Relacionados