Vantagem competitiva de michael e. porter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 127 (31724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 01- Estratégia Competitiva: Os conceitos Centrais
A estratégia competitiva é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa a estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria.
Duas questões centrais baseiam a escolha estratégicacompetitiva. A primeira é a atratividade das indústrias em termos de rentabilidade em longo prazo e os fatores que determinam esta atratividade. A segunda questão central em estratégia competitiva são os determinantes da posição competitiva relativa dentro de uma indústria.
Nenhuma questão é suficiente por si só para orientar a escolha da estratégia competitiva. Ambas as questões são dinâmicas; aatratividade da indústria e a posição competitiva modificam-se. As indústrias tornam-se mais ou menos atrativas no decorrer do tempo, e a posição competitiva reflete uma batalha interminável entre concorrentes.
Tanto a atratividade da indústria quanto a posição competitiva podem ser modeladas por uma empresa. A estratégia competitiva, então, não só responde ao meio do ambiente, mas também tentamodelar ente meio ambiente em favor de uma empresa.
O tema central deste livro é de que modo uma empresa pode realmente criar e sustentar uma vantagem competitiva em sua indústria – de que modo ela pode implementar as estratégias genéricas amplas. A minha meta é construir uma ponte entre estratégia e implementação.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa conseguecriar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do fornecimento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto. Existem dois tipos básicos de vantagem competitiva: aliderança de custo e a diferenciação. Este livro descreve de que modo uma empresa pode obter vantagem de custo ou de que modo ela pode diferenciar-se. Ele descreve como a escolha do ambiente competitivo, ou a variedade de atividades de uma empresa, pode desempenhar uma função poderosa na determinação da vantagem competitiva. Por fim, ele traduz estes conceitos, combinados com aqueles contidos no livroanterior, em implicações globais para a estratégia competitiva defensiva e ofensiva, inclusive o papel da incerteza na influência sobre escolhas estratégicas. Este livro considera não só a estratégia competitiva em uma indústria individual, mas também a estratégia empresarial para a empresa diversificada. A vantagem competitiva em uma indústria pode ser fortemente intensificada por inter-relaçõescom unidades empresariais. Inter-relações entre unidades empresariais são os principais meios pelos quais uma empresa passa a estratégia empresarial.
A ênfase de Estratégia Competitiva esta na estrutura da indústria e na analise do concorrente em vários meios industriais.
Análise Estrutural de Industrias
O primeiro determinante fundamental da rentabilidade de uma empresa é a atratividade daindústria. A estratégia competitiva deve surgir de uma compreensão sofisticada das regras da concorrência que determinam a atratividade de uma indústria. As regras da concorrência estão englobadas em cinco forças competitivas; a entrada de novos concorrentes, a ameaça de substitutos, o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentesexistentes.

A vigor coletiva destas cinco forças competitivas determina a habilidade de empresas em uma indústria para obter, em média, taxas de retorno sobre investimentos superiores ao custo de capital. A vigor das cinco forças varia de indústria para indústria, podendo modificar-se à medida que uma indústria evolui.
A rentabilidade da indústria não é uma função da aparência do produto ou...
tracking img