Vanguardas europeias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contexto Europeu :

- Um conjunto de tendências que numa determinada época, se opõe as tendências vigentes, principalmente no campo das artes. Os textos seguintes dos princípios fundamentais dosmovimentos de vanguarda europeus do inicio do séc.XX Cronologicamente, tais manifestações artísticas surgiram em torno da 1ºGuerra Mundial, compreendendo o período que a antecedeu e o período que asucedeu – quando então o mundo já se preparava para a 2º Grande Guerra. 1. Futurismo (1909-1914) 2. Cubismo (1907-1916) 3. Dadaísmo (1916-1922) 4. Surrealismo (1895)

5. Expressionismo(1905-1933)Contexto brasileiro: Destaca-se a atuação de grupos como o Pau-Brasil e o Movimento antropófago, que são reconhecidos internacionalmente como tal, o primeiro próximo do cubismo e do dadaísmo, o segundopróximo do surrealismo, ambos com a mesma origem primitivista de vários dos mais importantes movimentos vanguardistas europeus. Várias tendências das vanguardas européias convergiram na Semana de ArteModerna de 1922, ocorrida em São Paulo, tornada um marco no modernismo brasileiro.

Características gerais:

- Fundação da modernidade: novas linguagens e temáticas

- Enfocam a euforia e opessimismo

- Críticas às convenções burguesas

- Irracionalismo

- Negação das formas fixas

- Defesa da independência das linguagens artísticas

Futurismo: na literatura, pregava a destruiçãoda sintaxe, o menosprezo pela pontuação. Para esse autor tudo deveria ser novo e rápido, seu desejo era a exaltação da vida moderna e o rompimento total com o passado. O Futurismo apresentou váriosmanifestos. o Mais conhecido é O Manifesto Futurista escrito pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti, e publicado no jornal francês Le Figaro em 20 de fevereiro de 1909. Este manifesto marcou afundação do Futurismo, um dos primeiros movimentos da arte moderna. Consistia em 11 itens que proclamavam a ruptura com o passado e a identificação do homem com a máquina, a velocidade e o dinamismo...
tracking img