Vanguardas europeias e os movimentos culturais do período

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O tema a ser desenvolvido nesse trabalho e vanguardas europeias e os movimentos culturais do período.
As vanguardas europeias são movimentos culturais que acabaram com as estéticas anteriores, como por exemplo, o Simbolismo. Iniciou no começo do século XX na Europa, o próprio nome representa o que significaram as vanguardas, uma luta avançada, sempre voltada ao futuro, com intuitosde encontrarem caminhos inéditos no tocante da arte, por se tratar de movimentos pioneiras da arte e da cultura e europeias” por terem origem na Europa

Nesse período, a Europa estava em clima de contentamento diante dos progressos industriais, dos avanços tecnológicos, das descobertas científicas e médicas, como: eletricidade, telefone, rádio, telégrafo, vacina anti-rábica, os tipos sanguíneos,cinema, RX, submarino, produção do fósforo. Ao mesmo tempo, a disputa pelos mercados financeiros (fornecedores e compradores) ocasionou a I Guerra Mundial. Com isso era um clima perfeito para uma nova arte, que representasse a realidade que eles estavam vivendo. Surgiram inúmeras tendências na arte, principalmente manifestos advindos do contraste social: de um lado a burguesia eufórica pelaemergente economia industrial e, de outro lado, a marginalização e descontentamento da classe proletária e a intensificação do desemprego.
O Brasil nessa época passou de escravocrata para mão de obra livre, de Monarquia para República.


Os movimentos culturais desse período, responsáveis por uma série de manifestos, são: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, chamados devanguardas europeias como veremos a seguir.




Desenvolvimento
Dadaísmo
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suiça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá(brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
Idealizava o fim da burguesia, destruir a “idéia burguesa”. Na poesia, o som era mais importante. Usavam muita onomatopéia, versos no infinitivo. É a mais radical de todas as expressões literárias da vanguarda.
Negando o passado, o presente e o futuro, o Dadaísmo é a total falta de perspectivadiante da guerra; daí ser contra as teorias, as ordenações lógicas, pouco se importando com o leitor. Aliás, também é contra os manifestos, como afirma um de seus iniciadores, Tristan Tzara (1898-1963).
Importante era criar pela sonoridade, quebrando as barreiras do significado; importante era o grito, o urro contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra.
A literatura tem comocaracterísticas: a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Faz uso do nonsense, ou seja, da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.
O próprio nome “Dadaísmo” não tem significado nenhum, provavelmente tem o intuito de remeter à linguagem da criançaque ainda não fala.



• Características principais do dadaísmo:
- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
• - Irreverência artística;
• - Combate às formas de arte institucionalizadas;
• - Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
• - Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
• - Uso de vários formatos de expressão(objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas;
• - Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.













Cubismo
No Brasil, o Cubismo exerceu influência na década de 20 com Oswald de Andrade e na década de 60 com o Concretismo
Este movimento artístico...
tracking img