Vanguarda russa

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
E.E.E.F.M. “Domingos José Martins”











Edgar Marinho Marvila
3ºM01




Vanguarda russa


















03/03/1996 – Marataizes ES
Introdução

Neste trabalho irei apresentar sobre a “Vanguarda russa” e sobre outros dois grupos que interagiram dentro da vanguarda, o Suprematismo e o Construtivismo russo.Vanguarda russa

O Suprematismo e o Construtivismo russo foram os principais movimentos de arte vanguardista no início do século XX. Na época, copiar ou descrever objetos do mundo real não era considerado criar na concepção dos vanguardistas, era necessário criar novos objetos ainda inexistentes.
Este conceito era uma forma de se opor às turbulências e guerras européias daépoca. Para o Suprematismo, a idéia de mundo era uma realidade sem objetos como defesa do proletariado, na não-propriedade. O Construtivismo defendia uma intervenção na realidade, defendia também a arte como servidora de uma revolução social.
A pintura e a escultura na concepção do Construtivismo são consideradas construções, e devem exercer impressão visual e algum tipo de função. Tatlin foi umdos grandes artistas construtivistas da época.
Os grandes artistas do Suprematismo foram Malevich e Kandinsky, Chagall, Pevsner e Gabo, opunham-se aos construtivistas que defendiam uma arte industrial. Em 1913, surgiu na Rússia o movimento vanguardista conhecido como Raísmo que reunia em si o cubismo, futurismo e orfismo, pois o Raísmo defendia uma criação sem objetos constuída por movimento eluz.
Stálin assume o poder da URSS em 1923, fechando e radicalizando o comunismo russo, fato que expulsou os artistas vanguardistas russos, indo em grande parte para a França e demais países da Europa.

Suprematismo

Escola russa concebida no interior da arte abstrata pelo artista plástico Kazimir Malevich. Ele se baseia em figuras geométricas primordiais, o quadrado e o círculo. Estemovimento é o primeiro desta esfera artística a integrar o Modernismo.

Ele nasceu em meados de 1913, mas foi teorizado somente em 1925, através do manifesto conhecido como Do Cubismo ao Futurismo ao Suprematismo: o Novo Realismo na Pintura, criado por Kazimir Malevich em parceria com o poeta Vladimir Maiakovski e lançado em 1915.
No ano em que o Suprematismo surgiu, Malevitch revelou a público suaobra Quadrado preto sobre um fundo branco na exposição O Alvo, em Moscou. Esta escola é igualmente associada aos estudos empreendidos pelos vanguardistas russos em princípios do século XX, entre eles o raionismo de Mikhail Larionov e Natalia Goncharova, e o movimento construtivista de Vladimir Evgrafovic Tatlin.
Esta escola levanta a bandeira de uma produção artística sem nenhum vínculo com apráxis, e sim com o resultado visual da forma. Assim, a arte suprematista, que defende a superioridade das emoções genuínas, procura se desligar de qualquer esforço para mimetizar a natureza e também das ilusões formais, das preocupações naturalistas com a luz e a cor, típicas do Impressionismo, e com o objetivismo predominante no Cubismo.
O Suprematismo privilegia a essência da sensibilidade, sem seimportar com o seu ambiente original. Seu criador insiste em uma espécie de realismo místico cultivado por sua fonte de inspiração, o matemático russo P.D. Ouspensky, o qual acredita haver, além da realidade tridimensional acessível aos sentidos do Homem, uma outra esfera, ou seja, uma quarta dimensão.
Cabe ao Suprematismo, portanto, simbolizar exatamente essa fração do real, este universosubjetivo, que consistiria em uma força espiritual de natureza abstrata, invisível aos olhos humanos, mas ainda assim muito concreta. Mas Malevitch, ainda assim, não compartilha da crença de Vassily Kandinsky na presença da realidade espiritual na arte, traduzindo o que se passa dentro do artista.
De 1915 em diante a arte suprematista e o construtivismo tornam-se os dois movimentos vanguardistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vanguardas Russas
  • Vanguarda russa
  • Vanguardas russas
  • As vanguardas
  • Vanguardas
  • vanguardas
  • Vanguardas
  • vanguardas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!