VANESSA15079228

983 palavras 4 páginas
UNIFRAN – Universidade de Franca
Educação a Distância – CRUZEIRO DO SUL
(CAMPUS VIRTUAL)

AP II
Inserção e as contribuições da Lei de Diretrizes e Bases no Processo Histórico da Educação Brasileira

Nome do Aluno: Vanessa de Melo dos Santos de Barros
RGM: 15079228
Polo: Colégio Interativo

Cidade: São Carlos
Ano: 2015
Introdução

As pessoas devem ser preparadas para o convívio em sociedade, para exercer a cidadania. É através da educação que isso acontece, para que o indivíduo possa viver em harmonia com o meio social e se qualificar para o mercado de trabalho.
Para que haja uma educação de qualidade e direitos garantidos, as escolas devem adotar o ensino com base no artigo 206 da Constituição Federal, onde esse artigo propõe que as escolas não só apresentem planos objetivos ou apenas ofereça vagas, mas façam com que os alunos se tornem interessados em aprender, pois ensinar não é só passar conteúdo e sim dar também ao aluno liberdade para pesquisar, divulgar suas ideias e pensamentos.
E tendo como base esse artigo poderemos ter uma educação de qualidade e de direitos garantidos para com o aluno.
A LDB / 96 ocupa – se da educação, De acordo com o título V da LDB/96, a educação escolar é composta por dois níveis, que são: educação básica que é dividida em: ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio e o outro nível é a educação superior. E apresenta também três modalidades de educação, sendo elas: educação de jovens e adultos, educação profissional e educação especial, seguindo as modalidades complementares: educação indígena, educação no campo, educação de igualdade racial e educação a distância.
Abaixo segue a elaboração do quadro síntese a partir da legislação educacional, onde nos mostra as diferentes modalidades de educação.

Quadro Síntese – Nível, Idade, Modalidade e Objetivos

Nível

Idade
Modalidade
Objetivos

. Educação Básica

. 0 à 05 anos

. Educação Infantil
. Desenvolvimento integral da criança até os 5 anos de

Relacionados