Van gogh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RETRATO UM GENERO A MAIS NAS OBRAS DE VINCENT VAN GOHG

Professor-Tutor Externo: Rossana Isolina Soldatelli 
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura Arte Visual (Art 0024) – Prática do Módulo IV
18/10/2011

RESUMO

O presente trabalho visa trata do resultado de uma pesquisa cujo tema é: Retrato: um gênero a mais nas obras de Vincent Van Gogh, com o intuito deesclarecer e compreender melhor a definição de retrato e auto-retrato, historia e obras de Vincent Van Gogh que era conhecido por sua belíssimas obras de arte, mas era na pintura de retratos e auto retratos que encontrava sua maior ambição, no qual procurava retratar um pouco da sua personalidade da personalidade das pessoa retratada.

Palavras-chave: Retrato. Auto-retrato. Vincent Van Gogh.

1INTRODUÇÃO

Sabemos que Vincent Van Gogh era conhecido por sua técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas belíssimas obras de arte, mas era na pintura de retratos e auto retratos que encontrava sua maior ambição. Embora ele gostasse de pintar retratos, foi difícil por razões financeiras e outras por não encontrar modelos.

Esta constatação levou-me aquerer compreender melhor sua definição de retrato e auto-retrato e historia e obras de Vincent Van Gogh, com o desejo de entender o que ele percebia ao se retratar as pessoas e ao olhar para si mesmo a produzir seus auto-retrato.

Assim, nesta busca de conhecimento e significados, descobri além de fazer diversos retratos como os da família Roulin entre muitos outros, Van Gogh também seretratou 43 vezes, o que me ocasionou o interesse de estudo dos trabalhos com seus retratos e auto-retratos.

Sendo assim nesta pesquisa você ira desfrutar da definição gênero de pintura retrato e auto retrato e uma breve bibliografia sobre o grande artista Vincent Van Gogh no qual procurava retratar um pouco da sua personalidade da personalidade das pessoa retratada.

2. RETRATO EAUTO-RETRATO

Retrato e Auto-Retrato sempre foram tema dos pintores do passado embora na idade média os artistas pintassem mais cenas religiosas que retratos. Foi no Século XV que os retratos se tornaram um dos gêneros mais importantes da pintura. 

Em um retrato e/ou auto-retrato o artista dá destaque para a reprodução de metade do corpo, procurando também retratar um poucoda personalidade da pessoa retratada. Além da função artística os retratos serviram também como uma espécie de documento, registrando a imagem de personagens históricos.

Ao pintar-se a si mesmo, a pessoa está se plasmando. O que pinta são fantasias ativas, aquilo que está mobilizado dentro de si. E o que está mobilizado é ele mesmo... Numa série de quadros, há umesforço para se representar o que está mobilizado dentro de si, para descobrir finalmente que é o eterno desconhecido, o eternamente outro, o fundo mais fundo de sua alma (Merleau, 1997)

.
O retrato é um gênero da pintura, no qual se visa a representar a aparência visual do sujeito, em geral um ser humano, embora também possam ser representados animais. Os retratistastrabalham quer por encomenda, tanto de pessoas públicas quanto de particulares, quer inspirados pela admiração e o afeto para o protagonista. Frequentemente são documentos de família ou de Estado, bem como lembranças da pessoa retratada. Quando o artista se retrata a si mesmo trata-se de um auto-retrato.

O auto-retrato é a afirmação do artista em sua condição única decriador de sua própria imagem. O artista impõe seus pincéis no testemunho de seu próprio reconhecimento. A criação do auto-retrato, aproxima o artista de Deus. Nesse encontro consigo mesmo, que tem como mediador apenas o espelho, o artista desvenda o seu Dom de recriar o mundo... Incitando um mergulho para dentro de si para então se projetar. É um constante reinventar-se. . (Canton, 2001)...
tracking img