VAN GOGH E CLAUDE MONET PLA

795 palavras 4 páginas
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS OBRAS DE ARTE “ QUARTO DO ASRTÍSTA EM ARLES”, DE VICENT VAN GOGH, (1889) E “CLIFFOP WALK AT POURVILLE”, DE CLAUDE MONET, (1882).
FABIANA BORIN
A leitura de imagens deve ser colocada nos currículos e planejamentos escolares, pois o domínio da leitura e escrita são os princípios básicos da educação. Nós professores devemos oportunizar a nossos alunos o caminho para alfabetização visual, levando-os ao domínio dos códigos visuais através da sensibilização, da familiarização e do contato com obras de arte, e perceber que ler é uma atividade que nos traz conhecimentos e pode ser prazeroso e divertido. Interpretar textos escritos e textos visuais pode fazer muito bem aos alunos para incentivar a sua criatividade.
Devemos levar em conta a faixa etária de cada criança e seu nível de desenvolvimento na escolha das obras e ser trabalhado de forma integrada, visando favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.
O professor deve criar e oferecer condições para que a criança desenvolva seu olhar, de modo que ele possa se apropriar desde cedo da cultura, dando-lhes oportunidades para analisar criticamente a realidade que o cerca, esse é um dos papéis da educação: buscar a participação e formação de indivíduos na sociedade conscientes de sua capacidade e cidadania.
Ao desenhar, rabiscar, pintar a criança expressa visões sobre o mundo que a cerca. As obras de arte são linguagens de expressão e comunicação, principalmente no meio de crianças, que ao reler uma obra de arte entram em contato com o mundo artístico, desenvolvendo assim sua percepção, imagem e criatividade.
Nós professores devemos ser os mediadores desse processo de formação do aprendiz, devemos levar as crianças a observar de forma critica várias obras de arte.
Vamos analisar e interpretar as obras de:
Van Gogh “O Quarto Do Artista EM Arles” Claude Monet “Cliffop Walk a Pourville”
A primeira vista são bem parecidas, as duas obras têm pinturas com tons fortes de

Relacionados

  • O estudo da filosofia
    75954 palavras | 304 páginas
  • Currículo Referencial Linguagens e suas tecnologias
    100214 palavras | 401 páginas
  • DELEUZE Gilles Clinica E Critica
    67202 palavras | 269 páginas
  • A Linguagem Secreta Dos Anivers Rios
    396818 palavras | 1588 páginas