Van gogh - analise do filme vicent & theo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Vicent & Theo, dirigido por Robert Altman, conta a história dos irmãos Vicent Van Gogh (interpretado por Tim Roth) e Theo (interpretado por Paul Rhys). Focado principalmente na vida de Vicent, o filme, que conta com uma fotografia belíssima e excepcional, mostra a relação entre as obras de Van Gogh e sua maneira de se relacionar com as pessoas ao seu redor, como outros pintores, amigos(os poucos que tinha), consigo mesmo e principalmente com seu irmão, com quem possuía uma relação intensa de amor fraternal .

O filme começa mostrando a decisão de Vicent de se tornar um pintor e que Theo trabalhava como Marchand . Em uma conversa entre os dois, já podemos perceber que Vicent começou sua carreira já percebendo o que não queria pintar: o realismo . Vicent critica Millet dizendoque realismo não é arte, já que o real está aqui fora, é o que se vive .

Quando Theo ganha uma nova galeria, Vicent começa a pintar seus quadros. A relação entre a interpretação conturbada que tinha de mundo e suas obras é muito clara. Vicent diz que pinta o que vê . E o que vemos em suas obras é algo pertubador para a época. Cores em tons fortes (no começo mais escuras), vivas, pinceladasgrossas e confusas, fortes e inquietantes .

Depois de um tempo frequentando o ateliê de seu tio e apenas desenhando, aprendendo o oficio, Vicent começa a pintar seus quadros, a praticar.

Enquanto Vicent pinta, os irmãos teêm uma discussão calorosa sobre o futuro do pintor. Vicent muito reclama da falta de apoio de seu irmão, já que uma vez que era marchand, poderia vender seus quadros também.Theo explica que se pusesse uma obra de Vicent em sua galeria seria até demitido, mostrando o quanto a sociedade ainda não conseguia aceitar a força dos quadros de Vicent Van Gogh.

vicent resolve então ir para Paris para aprender mais e ter mais contato com outros pintores renomados. Então faz um acordo com o irmão: Sempre que Theo mandar uma mesada para Vicent, Vicent manda obra de volta, poisassim teria como comprar tintas para pintar mais.
Vicent entra para a escola de artes e, apesar de aprender, parece não se adaptar aos "formatos" ensinados.Theo então, começa a expor os quadros do irmão em sua galeria, mas continuam sem muita atenção por lá.

Depois de um tempo, o filme mostra claramente as influências na pintura de Van Gogh como a amizade com Gauguin, as gravuras japonesas esuas cores ... Gauguin é um de seus poucos amigos, e o influencia muito nos conceitos de suas pinturas: as cores planas e arbitrárias fascinavam Vicent.

Um grande momento do filme, é quando Vicent se encontra em uma enorme plantação de Girassois e começa a pinta-los. A cena transpassa a ideia de uma cena de pintura comum, com uma trilha sonora pertubadora e uma fotografia forte e confusa, ocampo de girassois ultrapassa a condição de apenas uma plantação, tudo acaba ficando muito confuso, inclusive com o foco em um girassol podre . Como numa licença poética, Vicent mostra seu descontentamento e confusão mental borrando o quadro todo que acabara de pintar. No ponto mais alto e forte da cena, Vicent quebra toda a tela e começa a arrancar alguns girassois do solo em um forte ataque defúria. O quadro seguinte mostra alguns quadros de uma das mais famosas séries de Van Gogh pendurados na parede de seu quarto: Os Girassóis . Nesses quadros podemos observar uma explosão de cor, há muito amarelo (uma das cores preferidas de Vicent) e outras cores como azuis, vermelhos e verdes parecem apenas ter a função de realçar o amarelo. O quadro também mostrava uma superfície agitada, refletindoo interios do artista naquele momento.

O filme também mostrar a mudança de Vicent para Provence e o convívio direto com o amigo Gauguin. Eles discutem muito sobre cores, tintas e luminosidade, mostrando a direta influencia de um no trabalho do outro. Porém, depois de um tempo, desentendimentos começam a acontecer. Gauguin começa a reclamar da sujeira e bagunça de Vicent, enquanto isso os...
tracking img