Vamos salvar o rio murim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

VAMOS SALVAR O RIO DO MURIM, O PARAÍSO DO SERTÃO




































ELIZABETE RIBEIRO DA PAIXÃO VALEMTIM

Socióloga

Graduada pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA



1. INTRODUÇÃO



Você conseguiria viver sem água? Esta é uma pergunta que todo mundo faz! É impossível viver sem água, já que o serhumano necessita dela para sua própria sobrevivência, abastecimento doméstico e industrial, geração de energia, agricultura, lazer, pesca, navegação e etc.

Os rios ou cursos fluviais, sempre foram e são até hoje, um dos mais importantes recursos para a sobrevivência da humanidade. São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos e que usamos para produzir nossos alimentos, deque necessitamos para nossa higiene e para irrigar o solo das áreas agrícolas.

O mundo está caminhando para a escassez de água permanente. A falta de água gerará graves problemas à população, além da proliferação de inúmeras doenças causadas pela água contaminada.

Dessa forma diante da importância da água para todos os seres vivos, este projeto vem contribuir para que omunicípio de Umburanas – BA preserve e conserve o Rio do Murim que a cada dia que passa vem sofrendo atividades antrópicas. Hoje é fácil encontrar lixo, garrafas Pet, sacolas plásticas, litros, e sem falar nos poluentes (detergentes) que são utilizados de maneira direta na atividade diária de lavar roupa e lavar louça nas margens do rio. O assoreamento também é preocupante e está relacionado aosdesmatamentos, tanto das matas ciliares quanto das demais coberturas vegetais que, naturalmente, protegem os solos. Com essa prática o assoreamento não chega a estagnar um rio, mas pode mudar drasticamente seu rumo.









2. JUSTIFICATIVA

O Rio do Murim fica localizado na Fazenda Murim a 20 km da cidade de Umburanas – BA (ANEXOS, figuras 1, 2, 3, 4, 5, 6), sua nascente estásituada na Serra Branca, município de Sento Sé, percorre os municípios de Umburanas, Sento Sé e Campo Formoso desaguando no Rio Salitre.

O Rio do Murim é uma área de lazer para a comunidade, os visitantes deste rio entram em contato com o que há de mais autêntico na região em termos de ambiente natural, com paisagens belíssimas, fauna e flora riquíssima e majestosa, tem até pinturasrupestres. É impossível visitar o local e não sair encantado com a biodiversidade e a sua magia.

Alguns visitantes não têm a sensibilidade e a consciência de preservar este bem tão precioso, que são as águas do Rio do Murim, muitos jogam lixos na beira do rio, fazem desmatamento nas margens, enfim uma série de desrespeito com a natureza.

É uma obrigação para todos os cidadãosbrasileiros de fazer alguma coisa pelo nosso bem maior e precioso, a água, ou seja, o rio do Murim. Sabemos que este esforço vai dar resultado, vamos unir as forças para este desafio, temos que ter censo de justiça, dar mais valor e lidar de forma responsável com a mata nativa, nosso rio, com a educação ambiental e a conservação do ambiente.

Faz-se necessário para realização desteprojeto a mobilização dos alunos e da população das comunidades da Lagoa do angico, Delfino, Alagoinha, Alagadiço e Umburanas. Ressaltando que o equilíbrio e o futuro do Rio do Murim dependem da preservação dos seus visitantes e moradores, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração.







3.OBJETIVOS



Este projeto tem como objetivo compreender a necessidade e a importância de conservar e preservar o Rio do Murim, do município de Umburanas- BA, visando:

• Sensibilizar os alunos quanto á importância da água para manutenção da vida.

• Garantir a continuidade do Rio do Murim para as gerações presentes e futuras.

• Sensibilizar a todos os moradores do...
tracking img