Vamos falar sobre reciiclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vamos falar sobre a reciclagem. E porque o tema reciclagem é tão importante? É simples, tudo o que é produzido pela Natureza rapidamente de transforma noutras coisas. Imagina, se puseres uma maçã numa janela, passado poucos dias a maçã apodrece e acaba por desaparecer, agora imagina que pões um saco de plástico, daqueles que vais às compras, não fiques à espera!! Demora anos!!
Pois é, e pordemorar tanto tempo é que o assunto reciclagem é tão importante, o ser humano produz vários tipos de material que não são facilmente degradados pelos agentes da Natureza e como somos muitos, há uma grande quantidade desses materiais espalhados por todo o lado. Alguns desses materiais são o plástico, o vidro, o metal, a esferovite. Esses materiais depois de usados são deitados fora e ficam acumulados eisso chama-se de lixo.
Curiosidade: Sabem quanto tempo esses lixos podem ficam na natureza?
- O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos.
- Uma simples pastilha elástica pode levar 5 anos.
- As latas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos!
- O plástico pode levar até 500 anos. Mas alguns, simplesmente, não se decompõem.
- E agora o pior: o vidro fica ummilhão de anos na natureza sem de decompor, dá para acreditar? Nós nascemos, morremos e o vidro ainda está lá, firme e forte!
Então temos de arranjar uma solução para acabar com esse tipo de lixo. Podemos reaproveitá-lo!!!! É o que a reciclagem faz. Na reciclagem, o lixo é tratado como matéria-prima que será reaproveitada para fazer novos produtos. As vantagens: diminui a quantidade de lixo quevai para os lixões, os recursos naturais são poupados, reduz a poluição, além de gerar empregos.
Os 3 R's são as palavras-chave para quem quer ser um defensor do meio ambiente! Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Para fazer a reciclagem, antes temos que saber o que é a recolha selectiva. Recolha Selectiva é a separação dos materiais que podem ser reciclados ou não. Na recolha normal, o lixo domésticoé colocado em sacos bem fechados e depois depositados nos contentores. Agora, na recolha selectiva a separação prévia dos resíduos recicláveis, por tipo de material, nos contentores específicos (cada um possui uma cor) é a forma ideal de consciência ambiental. Além do mais, cada lixo possui um processo diferente de reciclagem.
Cada pessoa produz 180 quilos de lixo em um ano. Tu podes reduzirbastante esse número com algumas atitudes simples no teu dia-a-dia:
- Fala com a tua mãe para comprar produtos com embalagens recicláveis, que são reaproveitadas;
- Aproveita os dois lados da folha de papel: um texto que tu imprimiste e saiu errado pode ser um belo papel rascunho;
- Sabes aquelas roupas, brinquedos, livros, e tantas outras coisas que tu não usas mais e ficam lá por casa? Elas podemser bastante úteis para pessoas necessitadas, sabias?
- Aproveita garrafas e outras embalagens para fazer brinquedos, guardar alimentos, entre outras utilidades;
- Aqueles sacos do supermercado podem ser um óptimo saco de lixo.
Quando a reciclagem é feita, os produtos que antes eram lixo, transformam-se em novos produtos. Por exemplo: do papel reciclado são feitos mais papéis, jornais,revistas, livros, entre outros. Do plástico reciclado fazemos skates, novos plásticos e baldes de praia. Do vidro reciclado podemos ter novos vidros para serem usados como novos. O importante da reciclagem é que se economiza mais água e energia. Por exemplo: O papel reciclado requer cerca de 74% a menos de energia e 50% a menos de água do que o papel obtido de madeira virgem.
Países campeões dereciclagem
O Japão reutiliza 50% do seu lixo sólido. Neste país, são comuns diversos tipos de reciclagem. Os Estados Unidos reciclam mais de um terço de seu lixo. Outros países que também possuem uma cultura bastante avançada sobre reciclarem são os países nórdicos, ou seja, Suécia, Dinamarca, Noruega, além da Alemanha. Em Portugal, recicla-se 15,7% do lixo produzido, segundo estatísticas. Isto é...
tracking img