Valvulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – SANTA BÁRBARA



Edmilson Peixoto RA:1108353178

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Engenharia de Controle e Automação
8º Semestre – Sala 54Eletrônica de Potência
Profº Paulo



Válvulas de Controle – Aplicações, especificações, vantagens, desvantagens, uso, velocidade de fluxo, perdas, turbulências, materiais, ruídos dinâmicos, cavitações e demais características das válvulas tipo esferas, borboleta, globo, gaveta e diafragma.

INTRODUÇÃO:

Por definição, aválvula de controle é um elemento final de controle, utilizada para controlar a vazão de um fluído em um processo.
Formadas por um conjunto de três partes, a válvula propriamente dita, que limita a passagem de fluído, o atuador que transforma a energia utilizada para atuá-la em movimento, seja ela elétrica, mecânica ou pneumática, e o posicionador que é o circuito utilizado para otimizar ofuncionamento da válvula, seja ele eletrônico, eletropneumático ou eletro-hidráulico.
Acredito existir vários formatos para válvulas de controle, porém os mais comuns e que serão abordados neste relatório serão as válvulas tipo Borboleta, Globo, Gaveta, Esfera e Diafragma. As mesmas estão dispostas na figura a baixo.

CARACTERÍSTICAS:
1 - VÁLVULA BORBOLETA:
De deslocamento rotativo, e corpo em duasvias de passagem reta, internos de sede simples e elementos vedantes constituídos por um disco ou lâmina de formato circular acionados por eixo de rotação axial. Muito utilizada em sistema carburadores, tubulações ou equipamentos contendo líquidos ou gases, válvulas borboletas têm grande capacidade devido seu diâmetro do furo do cilindro ser igual ao diâmetro interno da tubulação.
Muito apreciadapor serem leves, ocuparem pouco espaço e possuir grande capacidade de vazão.
Quando completamente aberta ou fechada, as forças da pressão do fluido são balanceadas eliminando a resultante de força torsora para ambos os lados, quando parcialmente aberta, a força resultante tende a fechar seja qualquer a direção do fluído, isso poderia ser uma vantagens, mais em alguns processos é utilizado ummecanismo no atuador para manter a válvula na posição desejada.
Na operação de estrangulamento, para maior estabilidade, ela não é aberta a um ângulo superior ao que a curva muda sua inclinação, máximo de 75º da vertical, fechamento total do disco a 15º da perpendicular e rotação efetiva de 60º.
O disco é a peça que mais afeta o desempenho da válvula, havendo muitas diferenças de um fabricante paraoutro. O disco causa turbulência no fluido, provocando perda de carga e aumentando a corrosão local, existem tipos diferentes de disco e durante um projeto, o disco mais indicado diminui a turbulência.

VANTAGENS:
Baixa queda de tensão quando totalmente aberta;
Barata, leve e pouco comprimento;
Construção e operação simples;
Grade fixa de operação;
Permite manipular grandes vazões delíquidos contendo sólidos e gases sujos.

DESVANTAGENS:
Baixa vedação;
Requer grande força de atuação e limitada a baixa pressão;
Limitação de temperatura quando usado materiais a base de borracha;
Na falta de sinal de atuação pode permanecer fechada.

2 – VÁLVULA GLOBO:
É a válvula mais usada para regulagem eficiente de serviços críticos. Usada extensivamente em controle automático de processos.Encontrada em grande variedade de tamanhos e aplicada em uma grande faixa de pressão e temperatura. Disponível em diferentes tipos de material.
Corpo em duas vias com formato angular, de passagem reta, interna de sede simples ou dupla de acordo com o numero de orifícios, é a mais usada na industria.
Existem vários modelos de válvulas globo:
Globo de sede simples;
Globo de sede dupla;...
tracking img