Valvulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Válvulas
A válvula é um dispositivo que tem como função primordial a regulagem de fluxos de um fluido que pode ser em forma de gases ou líquidos, como óleos, água e outros materiais. Resumidamente, as válvulas se abrem e fechar, controlando a entrada e saída de fluxos. Em diversos equipamentos existentes hoje no mercado industrial, inúmeros tipos de válvulas industriais que são empregados para ofuncionamento pleno de tubulações, caldeiras e outros equipamentos. O controle de pressão também é outra função de suprimentos industriais como as válvulas pneumáticas, solenóides, hidráulicas e manuais, que podem também monitorar mudanças de temperatura e fluxo.
Entre os tipos de válvulas estão: válvula esfera, válvula borboleta (para regulação do fluxo de diâmetros maiores, válvula deretenção, que permite ao fluido passar seguindo uma direção única, válvula diafragma, utilizada em indústria farmacêutica, válvula de disco, empregada em fluidos abrasivos, válvula de gaveta, válvula globo, válvula agulha, destinado ao controle preciso do fluxo, válvula pistão, reguladora de fluidos que transportam materiais sólidos em suspensão, válvula de assento e válvula de expansão de térmica, adequadoaos sistemas de refrigeração e de aparelhos de ar condicionado, entre outros modelos.

Cada tipo de válvula possui características muito peculiares, embora algumas tenham aplicações bem parecidas. Para exemplificar alguns dos modelos de válvulas no setor industrial, elaboramos um quadro de demonstração para identificar as funções de cada peça.

Válvula esfera – é um tipo de válvula rotativautilizada em instalações industriais. É amplamente aplicada em sistemas de tratamento de fluidos para o controle de fluxo. Estes tipos de válvulas rotativas são adequados para aplicações corrosivas. Elas são usadas nas indústrias, farmacêutica, química, borracha, papel e celulose, sistemas de tratamento de água, tecelagens e fábricas de processamento de alimentos.

Tipos de válvula esferaVálvula borboleta – A válvula borboleta pode ser empregada em diferentes situações, como controle de fluidos ou isolamento total da passagem de fluxos. Geralmente, possuem um custo menor do que outros tipos de válvulas e contam com um funcionamento semelhante ao da válvula de esfera. Utilizada em sistemas de pressão, possui bom desempenho em equipamentos de combate a incêndios por terem um dispositivode desligamento rápido e eficaz.

Tipos de válvula borboleta
Válvula agulha – as válvulas agulha recebem este nome porque são projetadas com agulha de metal, na maioria das vezes, produzidos de aço inoxidável, bronze ou outras ligas de aço. São empregadas e todos os setores industriais, com aplicações variáveis. Na indústria aeroespacial, para controle de instrumentação e de resfriamento parageração de energia.

Tipos de válvulas de agulha
Válvula globo – é um tipo de válvula comumente usada em gasodutos, para controlar o fluxo de fluidos mais viscosos como o óleo. A válvula Globo angular é indicada para o bloqueio, comando, dosagem e controle de fluidos líquidos ou gasosos. Possui corpo esférico, separado por um defletor, e as válvulas automatizadas possuem hastes deslizantes.Tipos de válvulas globo
Válvula de gaveta – as válvulas de gaveta, ou registros de gaveta, são utilizadas em instalações industriais e também com possuem aplicações domésticas, podendo ser produzidas em ferro fundido, aço inox, bronze e demais ligas de metais. Normalmente, são desenvolvidas e projetadas para utilização em engenharia sanitária, em canalizações de esgoto, trabalhando em perfeitascondições quando está sob pressão e em temperaturas que não ultrapassem os 60 graus Celsius.

Válvula pistão – a válvula de retenção tipo pistão impede o contrafluxo de fluidos, ou seja, depois que o fluxo passa pela tubulação, a válvula pistão não deixa que esse mesmo fluxo retorne por meio da tubulação, o que afetaria a bomba e causaria alagamentos.
Válvula solenóide – As válvulas...
tracking img