Valvulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Válvulas de esfera
São válvulas de uso geral, de fechamento rápido, muito usadas para ar comprimido, vácuo, vapor, gases e líquidos. Nas instalações de bombeamento são empregadas em serviços auxiliares, mas não são ligadas aos encanamentos da bomba como válvulas de bloqueio. O controle do fluxo se faz por meio de uma esfera, possuindo uma passagem central e localizada no corpo da válvula. Ocomando é, em geral, manual, com o auxílio de uma alavanca.
Essas válvulas não se aplicam a casos em que se pretende variar a descarga, mas apenas abrir ou fechar totalmente a passagem do fluido e são fabricadas em aço inoxidável, aço-carbono, bronze plástico etc. Apesar da semelhança dos nomes, elas diferem totalmente das válvulas esféricas ou rotoválvulas. São comuns em diâmetros de até 6", emaço para pressões de até 70 kgf.cm-2
Também diferem das válvulas de fecho rápido com alavanca, em bronze e com roscas, próprias para carros-tanques de gasolina e outros produtos líquidos, ou empregadas em instalações similares onde sejam necessárias manobras rápidas de abertura ou de fechamento. 
| |
|
|
Válvula de Retenção
          A Válvula de Retenção tem como característicaprincipal permitir a direção do fluxo em um só sentido, retendo-o automaticamente quando houver a tendência de refluxo.
É uma válvula auto-operada, fabricada em diversos materiais, tipos e características, de acordo com a utilização.
Funcionamento:
Permite passagem em um único sentido na linha

Uso mais comum:
Em tubulações verticais, para evitar o refluxo de produto quando a bomba for desligada.Características:
A principal característica da válvula de retenção é permitir o fluxo de produto em um único sentido, com a menor perda de carga possível. Esta válvula é equipada com uma mola central que traciona o selo no sentido oposto ao fluxo, retendo o retorno de produto quando a linha é despressurizada.

Por ser uma válvula com uma SEDE a 90 graus, a superfície de contato entre o seloe o pistão central é muito maior do que nas válvulas tradicionais do mercado, onde apenas a borda do selo encosta em um corpo cônico.
Válvula Gaveta

A principal característica da válvula gaveta está na sua mínima obstrução a passagem de fluxo, quando totalmente aberta, proporcionando baixa turbulência, com um diferencial de pressão quase insignificante. Isto é possível, porque o seu sistemade vedação (obturador) atua perpendicularmente a linha de fluxo. Normalmente as válvulas gavetas são empregadas em processos onde não se necessitam operações freqüentes de abertura e fechamento, pois o seu manuseio é mais lento quando comparado ao de outros tipos de válvulas. Não são aconselháveis para uso em regulagens e estrangulamentos, pois os obturadores em posição intermediária, como tambémas sedes, podem sofrer desgastes por erosão, em razão do brusco aumento de velocidade do fluido nessas circunstâncias, proporcionando vibrações e ruídos indesejáveis.

Vantagens

Passagem totalmente desimpedida quando aberta
Estanque para quaisquer tipos de fluidos
Construção em ampla gama de tamanhos
Aplicável em ampla faixa de pressão/temperatura
Permite fluxo nos dois sentidosDesvantagens
Não é indicada em operações freqüentes
Não se aplica a regulagem e estrangulamento do fluxo
Ocupa grande volume devido ao movimento de translação do obturador
Válvula Esfera

Este tipo de válvula normalmente utilizada para bloqueio em linhas de uso geral é caracterizada pela forma esférica do elemento de vedação.
A válvula esfera é basicamente uma adaptação ou derivação daválvula macho.
Ao invés de ser usado um macho com formato cônico ou cilíndrico é usados uma esfera com orifício. Esta gira entre sedes resilientes.
Caracteriza-se também pela sua rapidez na operação é necessário apenas um quarto de volta para se operar este tipo de válvula.
Oferece ótima estanqueidade, mesmo em alta pressão e perda de carga quase desprezível (quando construída em passagem plena)....
tracking img