Valvulas de controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – Definição
O elemento final de controle é o instrumento responsável por corrigir a variável medida, baseado no resultado do cálculo realizado pelo controlador. Considera-se então que a variável está controlada. São exemplos de elementos finais de controle: válvulas, motores e outros, além disso, podem ser simples como válvulas solenoides ou altamente complexos ecustosos.
Em outras palavras é todo dispositivo que através de uma parte móvel abra, obstrua ou regule uma passagem através de uma tubulação. Seu objetivo principal é a variação da razão do fluxo.

2.2 – Princípio de Funcionamento
A válvula de controle desempenha um papel muito importante no controle automático de modernas indústrias, que dependem da correta distribuição e controle de fluídoslíquidos e gasosos. Elas são parte do sistema de instrumentação, afetam dinamicamente o ganho da malha de controle, são a parte mais cara da malha, manipulam a energia do processo, além de que toda a inteligência do sistema de controle é traduzida ao processo através da VC. Conseqüentemente afeta a produtividade do processo. Por tudo isto é geralmente o elemento mais difícil de especificar.
Aabertura, ou o closing, de válvulas de controle é feito por meio dos sistemas elétricos, hidráulicos ou pneumáticos. Os positioners são usados pra controlar a abertura ou o closing do atuador baseado em sinais elétricos ou pneumáticos. Estes sinais de controle foram baseados tradicional em 3-15psi (0.2-1.0bar), mas os sinais 4-20mA são agora mais de uso geral para a indústria. Com a introdução desistemas “espertos”.

Os elementos finais de controle podem ser considerados como o “músculo” do controle automático.Eles fornecem a necessária amplificação de forças entre os baixos níveis de energia, fornecidos pelos controladores, e os maiores níveis de energia necessários para desempenho de suas funções de fluídos.

A válvula de controle é o elemento final de controle mais utilizado. Outrostipos de elementos finais de controle podem ser bombas dosadoras, “dampers” e “louvers” (variação de válvula borboleta), hélice de passo variável, motores elétricos para posicionamento de equipamentos que não sejam válvulas, etc.
Apesar de largamente utilizada, provavelmente não exista outro elemento qualquer no sistema de controle, que receba menor parcela de atenção. Em muitos sistemas, a válvulade controle é mais sujeita a severas condições de pressão, temperatura, corrosão e contaminação do que qualquer outro componente, e ainda assim, deve trabalhar satisfatoriamente com um mínimo de atenção. Uma válvula de controle funciona como uma resistência variável na tubulação, e é definida por alguns autores, como sendo um orifício de dimensões variáveis.


2.3 – Descrição de Partes
Ostipos de válvulas classificam-se em função dos respectivos tipos de corpos, e portanto, quando estivermos falando de
tipos de válvulas deve-se subentender tipos de corpos. Uma válvula de controle consiste basicamente de dois conjuntos principais: Corpo e Atuador.









O atuador constitui-se como elemento responsável em proporcionar a necessária força motriz ao funcionamento da válvulade controle. Sendo parte integrante do sistema de controle, deve proporcionar à válvula, meios de operacionalidade estáveis e suaves, contra a ação variável das forças dinâmicas e estáticas originadas na válvula através da ação do fluído de processo. Dependendo basicamente do meio de produção da força motriz, o atuador utilizado em aplicações de controle modulado, classifica-se em cinco tiposprincipais:
• Pneumático à mola e diafragma;
• Pneumático a pistão;
• Elétrico;
• Elétrico-hidráulico
• Hidráulico.

O corpo é a parte da válvula que executa a ação de controle permitindo maior ou menor passagem do fluido no seu interior, conforme a necessidade do processo.



2.4 – Válvulas de Deslocamento Linear da Haste
Define-se por válvula de deslocamento linear, a válvula na...
tracking img