Valuation

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VALUATION

Será apresentada a avaliação da empresa Porto Seguro S.A. com base no Balanço Patrimonial dos últimos 5 anos (2007 a 2011).


1. Introdução

Este “Desafio Profissional” irá analisar a empresa Porto Seguro S.A., 4º maior companhia seguradora do Brasil e líder no segmento de automóvel e residência.

A Porto Seguro foi fundada em 1945 com o nome de Porto SeguroCompanhia de Seguros Gerais por um grupo de executivos. Na época de sua constituição, operava em seguros e resseguros de ramos elementares. Em 1972, Abrahão Garfinkel, ex-diretor do grupo Boa Vista de Seguros, adquiriu o controle da empresa, que naquela época ocupava a 44ª posição no ranking do mercado.
A Porto Seguro iniciou suas atividades com 50 funcionários e, hoje, emprega diretamente 12 milfuncionários, além de 10 mil prestadores, por meio de suas empresas. Possui 135 sucursais e escritórios regionais para atender mais de 20 mil corretores e 5 milhões de clientes em todo o país, tendo também o controle de uma seguradora com o mesmo nome no Uruguai.
A Porto Seguro atua em todos os ramos de seguro: Automóvel, Saúde Empresarial, Patrimonial, Vida e Transportes por meio das empresas PortoSeguro e Itaú Auto e Residência. Entre os negócios da Corporação, destaque também para Consórcio de imóveis e Automóveis, Previdência, Investimentos, Financiamento, Cartão de Crédito, Proteção e Monitoramento, Serviços a Condomínios e Residências e Telecomunicações.
A Avaliação de empresas envolve não somente variáveis objetivas, mas também variáveis subjetivas, como credibilidade de mercado,valor da marca da empresa e seus produtos, sendo que as avaliações de empresas ou negócios dependem, também, das expectativas futuras de desempenho.
Os empreendedores precisam de mensuração adequada de seus negócios para dar suporte as suas decisões, pois em tempos em que o futuro se assemelha cada vez menos ao passado, faz-se necessário que tenham conhecimento e que possam analisar o impactodestas decisões no valor das empresas.
O objetivo do desafio em si, é verificar a viabilidade de se investir a longo prazo nesta empresa nos próximos 5 anos.



2. Metodologia

As operações de fusões e aquisições (F&A) têm se tornado um importante meio de execução de estratégias corporativas e de realocação de recursos na economia global nos últimos anos. Para que estas operações seconcretizem, é necessário que as partes envolvidas consigam mensurar em termos quantitativos os efeitos de suas estratégias. É neste contexto que as metodologias de avaliação de empresas são utilizadas, como uma ferramenta de mensuração de valor.
A avaliação de empresas é uma das principais atividades dentro do processo de negociações de fusões e aquisições. Empresas compradora e vendedora envolvidas noprocesso objetivam encontrar uma faixa de referência que reflita o ’valor justo’ da empresa em questão, isto é, um valor que represente o potencial da empresa de gerar resultados futuros.
Existem vários modelos e métodos de avaliação de empresas que podem ser utilizados em conjunto ou separadamente, porém, nenhum método isolado pode ser considerado o correto, inquestionável ou exato. Todavia,existem métodos de avaliação mais consistentes que, de acordo com as premissas da avaliação, podem se revelar tecnicamente mais adequados, dada à circunstância de avaliação e a qualidade das informações disponíveis.
O crescente número de fusões e aquisições em uma economia globalizada, o processo brasileiro de privatizações, dissolução parcial ou total de sociedades, além das enormes oscilaçõesde preços das ações em bolsas de valores no Brasil e no mundo, são razões que justificam a avaliação de empresas.
3. Governança Corporativa

Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o...
tracking img