Valorização da vivlioteca escolar

927 palavras 4 páginas
1. Tema
A Valorização da Biblioteca Escolar

2. Delimitação do Tema
Aplicabilidade do novo conceito de biblioteca escolar, através da valorização do ambiente e do bibliotecário.

3. Problema
Estamos preparados para formar os leitores de hoje cidadãos que participem do amanhã?

4. Introdução
“Silencio, talvez essa seja a palavra que melhor simboliza a situação real da biblioteca escolar no Brasil. Sem duvida a biblioteca escolar brasileira encontra-se sob o mais profundo silencio. Silenciam-se as autoridades, ignoram-na os Pesquisadores, calam-se os professores, omitem-se os bibliotecários” (Waldec Carneiro da Silva, 1998, p.11).
Ao pararmos para observar um minuto à televisão local, podemos ver propagandas estimulando a leitura. Isso demonstra que essa é uma área problemática no País. Diante dessa realidade, o presente trabalho visa analisar questões pertinentes á melhoria da biblioteca escolar e sua importância na formação de cidadãos e profissionais, ou seja, a valorização da biblioteca.
Partindo do principio que a criação de um ambiente favorável a leitura é a melhor maneira de melhorarmos a educação, conseguiremos implantar o conceito biblioteca modelo nas escolas do país. 5. Objetivos * Derrubar o mito de que bibliotecas são locais para punição; * Demonstrar como pode ser agradável passar, por exemplo, uma tarde na biblioteca; * Buscar alternativas para atrair a população ás bibliotecas; * Ampliar o publico alvo, que geralmente se resume a alunos e professores, para a população em geral através de bibliotecas móveis; * Incentivar e disseminar o gosto pela leitura entre crianças e adolescentes; * Sensibilizar a população e consolidar a imagem institucional da biblioteca escolar através de um conjunto de ações; * Fixar, ampliar e consolidar uma boa imagem da escola como espaço de apoio, defesa e promoção dos interesses da cidadania.

6. Justificativa
Resta claro explicar que, a partir do momento que a

Relacionados