Valorizando os talentos que deus nos dar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VALORIZANDO OS TALENTOS QUE DEUS NOS DAR
Mateus 25:14-30

O texto de Mateus, no capítulo 25, do versículo 14 até ao 30, nos fala acerca de um senhor que distribuiu os seus bens entre três servos.Um servo recebeu cinco talentos, o outro recebeu dois, e o outro um. No oriente, nos tempos antigos, era comum, quando um homem rico ia fazer uma longa viagem, deixar os seus bens aos cuidados deseus servos de confiança. A parábola dos talentos nos ensina o dever do trabalho. O homem rico desta parábola é representado por Jesus que deixou seus bens (compromissos e responsabilidades) conosco.1 - Os talentos são do Senhor.
Todos os talentos pertencem ao Senhor e é repassado para que os seus servos possam administrá-los (v.14). Aquilo que o Senhor nos tem dado, não é nosso é do Senhor, eEle voltará e nós lhe prestaremos contas (v.19). O Senhor nos concede talentos, afim de que possamos negociar, multiplicar, aumentar, enfim, produzir frutos (vv. 16,17). Ele nos deu talentos paradesenvolver os valores morais, os valores espirituais, desfrutando das riquezas da graça de Deus, que são providas em quantidade para uma humanidade empobrecida.

2 - Recebemos talentos conforme a nossacapacidade.
Eles são concedidos de acordo com a capacidade e entendimento espiritual de cada um. Não recebemos talentos, mais do que podemos compreender e usar (v.15). Talento, neste caso não é amesma coisa que habilidade, os talentos são os dons concedidos por Deus, a habilidade são os dons (capacidade) naturais que temos.


3 - A aplicação (investimento) dos bens (talentos).
Os doisprimeiros servos começaram a investir imediatamente à partida de seu Senhor: - Multiplicaram os talentos, provando que tinham capacidade de administrar mais talentos (vs. 16,17). O terceiro servo nãonegociou o talento do seu Senhor, porque: 1-Teve medo (vs. 24,25), ele enterrou o talento com medo de perdê-lo, ninguém perde o talento usando. O medo nos bloqueia, nos paralisa, nos impede de avançar,...
tracking img