Valorizacao e desvalorizacao docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
VALORIZAÇÃO DOCENTE



















Vitória
2012



















TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
VALORIZAÇÃO DOCENTE













Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I,Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Samira Leonel de Castro Lopes
Tutor(a) de sala:.



Vitória
2012


Este trabalho é uma pesquisa sobre a desvalorização do professor, nele poderemos refletir sobre a grande mudança que ouve no ensino. Temos umacampanha publicitaria lançada, retratando esta desvalorização e valorização, chamando a atenção da sociedade, para este grave problemas. Assuntos que ganham destaque no cenário social nacional e mundial precisam estar constantemente presentes a um diálogo aberto e diário, proporcionando ao aluno uma visão crítica e reflexiva de mundo.
O professor, é o profissional mais importante que existe. Emsociologia da educação vimos vários pensadores com ideias diferentes em vários assuntos, mas quando se trata de educação eles chegam numa mesma conclusão, de que o educador e essencial para o desenvolvimento do ser social, para Marx, o professor forma o indivíduo para se reconhecer como produto da realidade social, e romper paradigmas impostos pela sociedade alienante, permitir ao aluno sedesenvolver em sua plenitude. Assim como para Weber, a educação é o modo pelo qual os homens são preparados para exercer as funções dentro da sociedade, já Durkheim afirmou que a escola é uma instituição formadora dos padrões morais dos indivíduos, para que eles se desenvolvam dentro dos padrões estabelecidos em seu grupo social, ou seja, socializar e aprender a ser membro da sociedade e o seu devidolugar nela (SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, 2012).
É importante lembrar que é preciso investir na formação dos educadores, para que eles se sintam seguros, sabendo que estão atualizados podendo levar para os alunos o melhor, dar o melhor de si para eles. Mas para que isso aconteça é preciso que governo, sociedade e família se unam, pois sociedade, precisa respeitar os professor e não tê-los comoinstrumentos de realização de vontades próprias. O respeito, a parceria e o acompanhamento da vida escolar auxiliam na valorização do profissional. O estado deve auxiliar o professor em várias áreas, como na saúde, no transporte, na segurança. Já tivemos diversos tipos de planos e políticas públicas, como é o caso recente do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), de 2007, que busca atacar aspectos taiscomo os baixos salários dos professores da educação básica; os baixos níveis de aprendizagem na alfabetização e o fraco desempenho das administrações municipais na organização adequada das escolas.
A educação é um direito de todos e um dever do poder público. Por isso cabe ao estado melhorar as condições de trabalho dos educadores. Um professor que vive cercado de livros, jornais e revistas,além de frequentar bons sites de internet, certamente têm mais possibilidades de construir estratégias pedagógicas do que aqueles que vivem longe dessa realidade. Dedicar tempo a conhecer outras culturas, como visitar museus, fazer viagens, analisar pesquisas, conversar fora de sua rede de amigos, entre outras coisas, dá a um professor uma melhor compreensão da diversidade do mundo.
A rotina de umprofessor é muito desgastante, falar horas seguidas, trabalhar em pé e ter “jogo de cintura” para lidar com alunos problemáticos são desafios que exigem bastante do físico e do psicológico. Temos que lembrar que educação vem de berço. As tarefas ficariam mais equilibradas se cada uma das partes desempenhasse bem o seu papel: os pais educam e os professores ensinam. Embora, a grande maioria acha...
tracking img