-Valorização e inclusão da arte e cultura pernambucana na escola, como motivação do exercício da cidadania.-

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 33 (8032 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICO












-VALORIZAÇÃO E INCLUSÃO DA ARTE E CULTURA PERNAMBUCANA NA ESCOLA, COMO MOTIVAÇÃO DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA.-















EGUINALDO DA SILVA
LUCELIA RAMOS SOARES








VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, 10 DENOVEMBRO DE 2008.

[pic]















Projeto de intervenção didático pedagógico, realizado pelos alunos Eguinaldo Silva e Lucélia Ramos, do 7° período da turma 2008.2, do curso de História, à professora Acidália Tavares.



















VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, 10 NOVEMBRO DE 2008.

SUMÁRIO







• APRESENTAÇÃO• INTRODUÇÃO
• JUSTIFICATIVA
• DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
• OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
OBJETIVO ESPECÍFICO
• METODOLOGIA
• CONSIDERAÇÕES FINAIS
• CRONOGRAMA
• BIBLIOGRAFIA


























APRESENTAÇÃO





O tema desse projeto aborda a questão da arte e cultura pernambucana como um assuntoque deve ser valorizado e vivido dentro do cotidiano escolar, demonstrando de tal forma que é uma das maneiras de exercer o papel de cidadãos em nossa sociedade.
Falaremos inicialmente sobre que conceitos, temos sobre a arte e a cultura de Pernambuco, é um ponto de partida para refletimos; o que podemos considerar arte? Qual a cultura de Pernambuco?
Além disso iremos avaliar de quemaneira é vivenciada a cultura pernambucana dentro das escolas , qual a metodologia utilizada diante este assunto,a postura dos professores ao trabalhar com arte, a maneira que os alunos absorvem essas informações.
Pretende-se mostrar as obras de arte que fazem parte de nossa cultura, como o artesanato, as artes cênicas, artes visuais, artes plásticas, literatura e folclores. A importância daarte para as pessoas, não como uma fonte de renda, mas a satisfação das pessoas em contribuir para a cultura revelando o dom de um determinado povo, há também uma grande diversidade de produtos artísticos espalhados pelo estado pernambucano.
Trataremos de que forma pode ser trabalhada a arte demonstrando como ela influência no comportamento e no crescimento dos alunos mediante seu papelsocial. Será mostrada idéias para realizar ações importantes para elevação do conhecimento em outras disciplinas utilizando trabalhos artísticos para motivar os alunos na pesquisa e com trabalhos manuais.






















































JUSTIFICATIVA




A necessidade de fazer esse projeto deu-se através dapercepção que temos, da falta de incentivo da arte e cultura pernambucana nas escolas principalmente públicas, que não inserem nas práticas pedagógicas ações onde os alunos possam perceber e valorizar o que eles vêem e consideram arte.
A escola deve oferecer movimentos onde se possa trabalhar o acesso ao conhecimento do que é feito em nossa terra, de tudo que o nosso povo pode produzir, havendoassim um processo de conscientização de que são valores que a nossa cultura possui e que somos nós que construímos nossos próprios valores.
A única forma de trabalhar arte, que vemos nas escolas atualmente, é uma maneira tradicional, que não traz nenhum tipo de valorização e não conseguem construir nos alunos uma consciência de cidadania.INTRODUÇÃO






Tendo em vista o principal problema dos alunos em ter um conceito em relação à arte e a cultura em Pernambuco, é que podemos perceber a importância do papel da escola sobre o assunto, sabemos que não há por parte da mesma, ações que possibilitem um convívio dos alunos em relação à arte de pernambucana.
Antes de tudo podemos perceber de que modo e...
tracking img