Valorização do professor

O objetivo deste trabalho é debater sobre como a escola deveria trabalhar as mudanças existentes na sociedade, na prática do cotidiano escolar( nas salas de aulas, nas diferentes disciplinas, ematividades extra sala, nos diversos espaços da escola, etc... ) como o professor pode trabalhar para a formação do sujeito ético politico em nossa sociedade e o que a sociedade e o estado podem fazerdefinitivamente para valorizar o trabalho do professor.
O ato de educar é bastante reflexivo pois é necessária a conscientização da importante responsabilidade na formação dos alunos.
Alguns índicesapontam que a educação do nosso país vai mal. Aliás isso é real. O que não é real é o fato de apontarem o professor como o único e principal responsável por essa situação. Quando, na realidade, ele é um,entre tantos outros responsáveis pela educação.
Quando fala- se em valorização do professor, devemos também pensar na valorização pessoal do professor. É preciso que tenha orgulho do que faz, épreciso sentir- se importante em sua tarefa, que é educar.
Os pais não dão o mínimo de educação para os seus filhos em casa. As tarefas ficariam mais equilibradas se cada uma das partes desempenhasse bemo seu papel: os pais educam e os professores ensinam. Embora a grande maioria ache que as tarefas são as mesmas, mas não são. Como essas tarefas não estão equilibradas, o professor na maioria dasvezes tem que se desdobrar para ensinar e fazer o papel de pai, de mãe, assistente social, psicólogo, etc.
A mudança pedagógica que todos almejam é a passagem de uma Educação totalmente baseada natransmissão da informação, na instrução para criação de ambientes de aprendizagem nos quais o aluno realiza atividades e constrói o seu conhecimento. Essa mudança acaba repercutindo em alterações na escolacomo um todo: na sua organização, na sala de aula, no papel do professor e dos alunos e na relação com o conhecimento.
A educação é um serviço e, como tal, sofre e se adequa as concepções...