Valores religiosos - a romaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária da Ribeira Grande


[pic]


Valores Religiosos


- A Romaria-


[pic]


Filosofia


Docente:

Discentes:








Ribeira Grande, Abril de 2012






















































































Índice






I-Introdução……………………………………..………4


II- Desenvolvimento………………………………………5


- As Religiões ocidentais e orientais……………..5


- Religião e Filosofia…………………………….9


- Religião e Sociedade………………………….10


- Religiosidade Popular………………………….11


- Tolerância………………………………………12


- Dimensão Pessoal e Social……………….……17


- ARomaria…………………………………... 24


III- Conclusão……………………………………………….43


IV – Bibliografia ……………………………………………44














































































Introdução




A filosofia da religião consiste no estudo filosófico dos conceitos e afirmações religiosas. Apesar da enorme quantidade dereligiões com diferentes cultos, mitos e práticas.  As religiões mais abordadas hoje em dia são as ocidentais- judaísmo, cristianismo e islamismo – pelo fato de que estas fornecem-nos visões complexas acerca do modo como o mundo e o Universo se comportam, em oposição com o que se passa nas religiões orientais – budismo, hinduísmo – que se preocupam mais com as formas de conduta e de viver.  Ofundamental, independentemente da religião de cada um, é saber se a visão religiosa de todos se é ou não verdadeira.  Comum às religiões ocidentais é a crença na existência de Deus. Deus é caracterizado como uma pessoa sem forma e imortal, moralmente perfeito, que é poderoso (omnipotente), que sabe tudo (omnisciente) e que está em todo o lado (omnipresente).  Diz-se que este Deus é teísta, sendoteísmo a crença na sua existência.
Vamos focar a Religião Católica, falando precisamente numa das mais importantes tradições da Ilha de São Miguel, a Romaria Quaresmal. Esta prática, também se chama Visita às casas de Nossa Senhora, e tem a sua motivação, como reza a tradição, nas calamidades públicas causadas pelos terramotos e erupções vulcânicas ocorridas em 22 de Outubro de 1522 e 25 de Junho de1563, que arrasaram Vila Franca do Campo e prejudicaram gravemente a Ribeira Grande.
Nesses momentos de aflição os micaelenses, para implorarem a misericórdia divina, fizeram preces públicas ao Céu por intermédio de Maria e sentiram tão viva a proteção do Alto, que jamais, desde então até ao presente, deixaram esta piedosa prática, conservando-a nas suas características primitivas.As Religiões ocidentais e orientais





No Mundo, existem religiões Politeístas, que consistem em acreditar em vários Deuses. Estas religiões são comuns no Oriente, por exemplo, Budismo, Hinduísmo…
Enquanto que, no Ocidente as religiões sãoMonoteístas, ou seja, acreditam num só Deus. Como por exemplo, O Cristianismo, o Islamismo…
Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas [1]

Budismo

O budismo formou-se no Nordeste da Índia num período em que existiam várias alterações económicas, sociais e políticas nesta região do mundo.
Esta religião baseia-se nos valores morais de Siddhartha Gautama ou Budahistórico.
Hoje o budismo encontra-se em quase todos os países do mundo e conta com cerca de 376 milhões de seguidores.
Para seguir a religião budista há que respeitar certos ensinamentos básicos como evitar fazer o mal, fazer sempre o bem e cultivar a própria mente. A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação, ou seja, o treino mental foca a moralidade, a...
tracking img